Contact

What are you looking for?

Amostragem de Solo

May 17, 2021

A amostragem de solo tem por objetivo mapear a variabilidade de fertilidade na área, o que vai subsidiar uma recomendação para aplicação de corretivos e fertilizantes mais racional e assertiva, reduzindo desperdícios e, consequentemente, custos com insumos e impacto ambiental. Leia mais.

Quais os principais pontos para uma amostragem de solo e porque é tão importante para o agronegócio

O agronegócio vem ganhando cada vez mais representatividade na economia brasileira, em alta e com grandes investimentos, o Brasil é referência global em produção, exportação e qualidade de produtos agropecuários. Esse aumento de produtividade ao longo dos anos deve-se, principalmente, à tecnologia, novos equipamentos de otimização, regulagens, calibradores e tantos outros que vão surgindo para contribuir para uma agricultura cada vez mais moderna e digital.

PARA QUE FAZER AMOSTRAGEM DE SOLO

A amostragem de solo tem por objetivo mapear a variabilidade de fertilidade na área, o que vai subsidiar uma recomendação para aplicação de corretivos e fertilizantes mais racional e assertiva, reduzindo desperdícios e, consequentemente, custos com insumos e impacto ambiental. Desta maneira, é possível suprir a demanda de nutrientes da cultura de forma adequada, com menor custo para o produtor.

 

SEGURANÇA E GARANTIA NA AMOSTRAGEM DE SOLO

A amostragem de solo é ponto crucial no processo de recomendação de insumos em uma fazenda, o que demanda pessoas capacitadas e treinadas para essa atividade, que conheçam o método de amostragem empregado e todos os cuidados que devem ser tomados para que não ocorram falhas e/ou erros nesta etapa. Lembrando que uma amostragem incorreta acarretará em uma recomendação não condizente com a fertilidade do solo da propriedade, o que poderá gerar custos desnecessários ao produtor e impacto na produtividade da cultura.

 

TIPOS DE EQUIPAMENTOS PARA FAZER A COLETA

Em termos de amostragem de solo, tem-se disponível no mercado uma variedade de equipamentos para tal finalidade. A escolha do equipamento mais adequado será em função do objetivo dessa amostragem, da precisão exigida e do rendimento operacional demandado para tal atividade. Desde que manejados de maneira correta, todos esses instrumentos podem atender a demanda de amostragem de solo. Dentre os equipamentos mais comuns para amostragem manual de solo estão o trado caneco, trado holandês, trado de rosca, trado calador, pá de corte e sonda. Em termos de amostragem semi-mecanizada tem-se a opção da furadeira e para amostragem mecanizada pode-se fazer uso do quadriciclo com broca de amostragem acoplada.

 

RASTREABILIDADE DE COLETA

Outro ponto a ser considerado na amostragem de solo é a preocupação com a representatividade das reais condições da fazenda. Para maior assertividade e qualidade de amostragem, pode-se fazer uso de parâmetros como altimetria, carta imagem, índice vegetativo e produtividade de colheitadeiras, que auxiliam na determinação da quantidade e localização dos pontos a serem amostrados e georreferenciados.

Para a amostragem de solo há opções de grades amostrais, dentre elas tem-se a grade quadrática, a grade aleatória, a grade orientada por NDVI e as zonas de manejo ou ambiente de produção (Figura 1). A grade orientada pelo NDVI tem auxiliado, com grande assertividade, na alocação de pontos também para coleta de amostra de solo e raízes para análise de nematoides. A amostragem por zonas de manejo ou ambientes de produção é um passo à frente quando se trata de amostragem de solo, na qual os “semelhantes” são agrupados desde a amostragem até a recomendação de corretivos e fertilizantes, permitindo um manejo mais personalizado e racional para os grupamentos semelhantes da fazenda.

  

 

 

CUIDADOS AO REALIZAR A AMOSTRAGEM DE SOLO

Com a grade amostral em mãos, o colaborador é direcionado aos pontos com o auxílio do GPS, o qual registra os pontos de amostragem e o percurso do coletor, garantindo o caminhamento do colaborador na área de amostragem. Esse equipamento de GPS pode conter a funcionalidade de cadeado digital, sendo que a amostragem somente é liberada se estiver no ponto específico e pré-determinado de coleta, proporcionando maior segurança e qualidade na amostragem. Todo contato do colaborador com o solo coletado deve ser realizado com luva, para evitar a contaminação da amostra por sais, por exemplo, das mãos do coletor.

A amostragem deve ser realizada dentro da área agricultável da propriedade, evitando coletar junto com o solo a camada de resíduo vegetal na superfície, principalmente, em áreas com adoção de sistemas conservacionistas com permanência de palhada na superfície do solo. Áreas de formigueiros, cupinzeiros, curva de nível, alagadas, rastro de pulverizadores e bordaduras devem ser evitadas na ocasião da amostragem, pois sofrem interferência nos resultados, não espelhando a realidade da área de cultivo.

Um cuidado especial que deve ser tomado no momento da amostragem de solo é respeitar as profundidades de coleta, para que não ocorra sub ou superestimação dos resultados, ocasionando, dessa maneira, uma recomendação de insumos não condizentes com a realidade. As amostras devem ser coletas tomando extremo cuidado para não ocorrer contaminação da primeira camada na segunda camada no momento da amostragem, principalmente em solos arenosos, os quais tendem a ser menos estruturados.

Evitar a coleta em solos encharcados, uma vez que o alcance da profundidade correta de amostragem pode ser prejudicado e há maior dificuldade na limpeza dos equipamentos de coleta (em especial em solos mais argilosos), podendo causar contaminação das amostras. Alguns nutrientes podem ter alteração em número de oxidação em amostras de solo encharcadas mantidas em sacos plásticos fechados (condição anaeróbia).

 

ARMAZENAMENTO DAS AMOSTRAS DE SOLO

As amostras coletadas devem ser armazenadas em sacos plásticos limpos e corretamente identificados, de maneira a evitar problemas com informações das amostras e, principalmente, contaminação das amostras. Deve ser evitado o armazenamento das amostras de solo junto com fertilizantes, óleos, defensivos e quaisquer outros produtos químicos que possam ocasionar a contaminação dessa amostra de solo.

 

LABORATÓRIO PARA ANÁLISE DE SOLO

De nada adianta realizar uma amostragem de solo criteriosa e correta se a escolha do laboratório a analisar as amostras não for adequada. Para a escolha de um laboratório de qualidade para as análises, alguns pontos devem ser considerados, tais como, participação de excelência nos programas de proficiência (IAC, EMBRAPA, por exemplo), acreditação no Inmetro, organização e limpeza do laboratório, equipamentos adequados para determinação de cada parâmetro da análise e, em especial, colaboradores capacitados e treinados para exercer as funções do laboratório.

 Uma recomendação de corretivos, condicionadores e fertilizantes assertiva depende da segurança e qualidade de todo o processo. A SGS pode ajudá-lo desde a escolha e construção da grade amostral mais adequada para sua realidade até a recomendação personalizada de corretivos e fertilizantes para sua lavoura. Nós possuímos amostragem de solo auditada, garantindo a fidelidade dos pontos amostrados e georreferenciados. Contamos com laboratório de qualidade e excelência para análise das amostras de solo, proporcionando segurança nos resultados que subsidiarão a recomendação agronômica. Nossa equipe está preparada para atender todo o processo, desde amostragem do solo até a recomendação personalizada de insumos para sua propriedade, buscando maiores produtividades com menor custo.

News & Insights

  • SGS do Brasil Ltda.

Alameda Xingu, 512 - 19º andar,

Alphaville Industrial, 06455-030,

Barueri, Sao Paulo, Brazil