Skip to Menu Skip to Search Contate-nos Brazil Sites e Idiomas Skip to Content

O controle florestal nacional da SGS melhora a transparência e a prestação de contas no setor florestal.

Conforme novas regulamentações do comércio de madeira entram em vigor na UE e nos EUA, cada vez mais está se tornando importante melhorar a transparência e a responsabilidade no setor florestal.

A extração ilegal de madeira priva os governos de bilhões de dólares em receitas fiscais e causa danos enormes ao meio ambiente. A corrupção relacionada à extração de madeira enfraquece o domínio da lei, desencorajando o investimento legítimo e impedindo o desenvolvimento.

Na SGS, acreditamos que a melhoria a longo prazo na gestão e verificação das informações florestais contribui para melhorar a governança no setor. O Controle florestal nacional da SGS oferece soluções inovadoras para melhorar a rastreabilidade e a responsabilidade, cultivar práticas recomendadas e elevar os padrões do gerenciamento de riscos.

Controle eficaz das florestas

Abordar a extração ilegal de madeira e promover o gerenciamento sustentável das floresta, e ao mesmo tempo incentivar o progresso em governança, competitividade e transparência é um grande desafio.

Na SGS, acreditamos que o monitoramento eficaz traz uma série de vantagens:

  • otimização e coleta justa das receitas do governo
  • criação de capacidade nacional
  • conformidade legal no comércio, promoção e facilitação
  • conservação do patrimônio natural e dos ecossistemas
  • contribuição para o desenvolvimento socioeconômico
  • consolidação das informações do setor florestal

Nosso objetivo é:

  • garantir o controle eficiente da movimentação de madeira e fluxos financeiros associados
  • garantir a legalidade da madeira exportada ou distribuída localmente
  • apoiar o gerenciamento florestal e os órgãos responsáveis por fazer cumprir as leis
  • elevar os padrões de gerenciamento a um nível reconhecido internacionalmente

Como funciona?

O controle florestal nacional consiste em estabelecer e operar um sistema de rastreabilidade nacional da madeira, garantindo o controle dos fluxos da madeira da floresta até o mercado local e/ou de exportação. A rastreabilidade da madeira garante a verificação da cadeia de suprimentos que é atualmente um dos elementos necessários na implementação do Sistema de Garantia da Legalidade (SGL) na estrutura dos FLEGT, acordos voluntários de parceria (VPAs) assinados entre a União Europeia e os governos dos países.

O controle florestal nacional envolve potencialmente uma combinação das seguintes atividades:

  • Auxílio no desenvolvimento e na configuração de uma plataforma de rastreabilidade da madeira
  • introdução do uso de identificação por códigos de barras e dispositivos portáteis
  • criação da capacidade para administração de florestas e operadores privados
  • realização de verificações documentais e físicas para a reconciliação de dados
  • criação de pontos de controle em estradas, rios, fronteiras e portos
  • monitoramento das exportações de toras e produtos de madeira
  • proteção do cálculo e da cobrança das receitas da floresta em nome do governo

Para implementar esse sistema, podemos criar e gerenciar uma agência que opera de forma independente do governo, enquanto faz interface e trabalha com órgãos relevantes do governo e com as principais partes interessadas. Esta agência emite relatórios de verificação e declarações que dependem de uma combinação de rastreamento de toras e madeiras, monitoramento de dados e controles da verificação da legalidade.

Ou então, em virtude de uma autorização de assistência técnica, auxiliamos a administração florestal com o desenvolvimento das atividades referidas.

Desde 1995, realizamos uma série de projetos bem-sucedidos de monitoramento e verificação florestal regionais e nacionais na África, Ásia, América Latina e Rússia. Atualmente, a SGS está implementando sistemas de controle florestal nacional na Libéria, República Democrática do Congo, nos Camarões,Papua-Nova Guiné e na República do Congo.

Nossos serviços são baseados em informações sólidas e tecnologia de rastreamento de ponta. Utilizamos um sistema abrangente que engloba todos os estágios da cadeia de suprimentos, da floresta ao mercado, através do controle de documentos, inspeções físicas e auditorias da legalidade.

Contate-nos para saber mais sobre os benefícios do controle florestal nacional da SGS.