SAIBA MAIS SOBRE A CERTIFICAÇÃO RENOVABIO!

Com pouco mais de um ano desde seu lançamento a Política Nacional de Biocombustíveis (Renovabio) já conta com 232 produtores de biocombustíveis certificados.

O programa visa aumentar a produção de biocombustíveis na matriz energética brasileira e ajudar o País a cumprir as metas determinadas de redução de emissão de gases de efeito estufa no âmbito do Acordo de Paris.

Quer saber mais sobre a certificação RenovaBio? Preencha seus dados abaixo para conversar com nossos especialistas.

Veja como funciona o Processo de Certificação do Renovabio:

  • Os produtores e importadores, tem seus processos de produção auditados por uma firma inspetora (como a SGS);
  • Através do RenovaCalc, é calculado a intensidade de carbono emitido pela usina. São considerados os dados das fases Agrícola, Industrial e de Distribuição de Biocombustíveis;
  • Uma nota de eficiência energético ambiental é registrada de acordo com a redução de emissões em comparação com combustível fóssil equivalente.

As unidades produtoras que já aderiram ao programa e possuem seus Certificados de Produção Eficiente de Biocombustíveis já estão aptas e emitir e comercializar créditos de descarbonização (CBIOs). Ao todo mais de 13 milhões de Cbios já foram emitidos pelos produtores certificados.

O Certificado Renovabio tem validade de 3 anos e cada unidade produtiva deve realizar anualmente análise dos seus dados. A Recertificação é obrigatória em casos onde a Nota de Eficiência Energético Ambiental ou volume elegível tenha um decréscimo maior que 10% do valor Certificado, e em alguns casos, o produtor pode optar por realizar a Recertificação podendo aumentar os benefícios recebidos através do Programa.

Como a SGS pode te ajudar?

A SGS é Líder em Certificação Renovabio no setor de Usinas de Cana de Açúcar, com consolidada capacidade técnica e qualidade de atendimento, a SGS está pronta para atender novas Certificações e usinas que estejam em processo de Recertificação.

Entre em contato e tire suas dúvidas.