Skip to Menu Skip to Search Contate-nos Brazil Sites e Idiomas Skip to Content

O esforço para reduzir a emissão de gases do efeito estufa e diminuir a nossa atual dependência de derivados do petróleo, determinou o caminho para a expansão dos biocombustíveis. Em resposta ao crescimento desse mercado, a SGS oferece serviços de testes em todos os aspectos da cadeia de suprimento de biocombustíveis. Isso inclui o teste de matérias primas de biomassa, otimização e testes dos processos, assim como a emissão de certificação comercial, incluindo produtos especializados para os setores de transporte aéreo e marítimo.

O que são biocombustíveis?

Os biocombustíveis são uma forma de energia renovável derivada de uma grande variedade de produtos à base de biomassa. Existem atualmente duas formas principais: o bioetanol e o éster metílico de ácido graxo (FAME). O bioetanol é produzido a partir da destilação de vários materiais que contêm açúcar. O FAME é produzido através da extração do óleo vegetal de uma variedade de plantas, tais como o painço amarelo e o pinhão manso, e da sua subsequente esterificação. Em seguida, ele é purificado para produzir um combustível de alta especificação, não-tóxico e biodegradável.

Atualmente, o bioetanol e o FAME são misturados com gasolina e diesel para produzir biocombustíveis, os quais podem ser utilizados em motores inalterados. Novos combustíveis, derivados das fontes de biomassa, estão começando a ser utilizados no setor de aviação.

Nossos serviços de testes de biocombustíveis

Para apoiar a transição para os combustíveis sustentáveis, os países da União Europeia (UE) assinaram a Diretiva de Combustíveis Renováveis, a qual estabelece metas para a introdução de todos os tipos de fontes de energia substitutas, incluindo os biocombustíveis, com o objetivo de reduzir a dependência de derivados de petróleo. Os combustíveis são obrigados a atender aos padrões de qualidade EN228 e EN590, que permitem a mistura do bioetanol e do FAME aos combustíveis convencionais.

A SGS oferece:

  • Certificação dos componentes de biocombustíveis, conforme as normas ASTM D6751 e EN 14214
  • Certificação da gasolina e do diesel, conforme as normas EN228 e EN590
  • Laboratórios com certificação ISO 17025.
  • Inspeção/verificação das matérias-primas de biomassa
  • Quantificação e caracterização dos componentes de biocombustíveis nos combustíveis minerais (de acordo com a norma E5/E10/E15/E85 para etanol na gasolina padrão e B5/B10 para biocombustível no diesel)
  • Análise microbiológica
  • Otimização do processo e teste de derivados
  • Dosagem de aditivos e tratamentos do processo para melhorar a qualidade do produto
  • Melhoria de fluxo, biocidas e antioxidantes
  • Amônia e aditivos químicos utilizados nos sistemas de emissão de exaustão
  • Serviços técnicos e de consultoria para questões relacionadas à distribuição, à logística e à cadeia de suprimentos
  • Serviços de inspeção comercial de combustíveis a granel

Por que a SGS?

Como líder mundial no fornecimento de serviços de testes para a indústria de petróleo e gás, a SGS desenvolveu conhecimentos técnicos na área de biocombustíveis. Oferecemos aos clientes uma variedade abrangente de serviços de testes personalizáveis, por meio de nossa rede global de modernos laboratórios, auxiliando todas as etapas da cadeia de suprimento de biocombustíveis.

Saiba mais sobre os serviços de testes de biocombustíveis da SGS.