Skip to Menu Skip to Search Contate-nos Brazil Sites e Idiomas Skip to Content

Baseado em artigo de Victor Vecchi, SGS Argentina

Os consumidores atuais exigem produtos diferenciados, e essa diferenciação só é conseguida com a valorização de características relacionadas à qualidade/segurança do produto e também às praticas de negócio relacionadas à marca. Mas como saber se o produto é bom do começo ao fim, isto é de uma ponta a ponta da sua cadeia produtiva?

Esse é o conceito por trás da rastreabilidade: um conjunto de medidas que permitem conhecer a história e trajetória de um produto, desde sua origem até a mão do consumidor.  De acordo com a norma ISO9001, rastreabilidade refere-se à origem dos insumos e matérias-primas, histórico do processo produtivo, expedição e recepção do produto. Para a proteção da marca é tudo isso, mais o próprio controle da cadeia de fornecimento.

Atualmente, existem diversas ferramentas de gestão cujo objetivo e implementação visam a busca dessa rastreabilidade de produto, em diversos segmentos da indústria.

No caso de móveis, a certificação de Cadeia de Custódia (FSC ou CERFLOR) foi desenvolvida para assegurar que um livro ou uma mesa foram produzidos a partir de matéria prima proveniente de florestas bem manejadas; na  produção de alimentos, a cadeia produtiva usa ferramentas de rastreabilidade capazes de assegurar qualidade e segurança aos alimentos; já na produção automotiva, as montadores precisam garantir a rastreabilidade de cada componente automotive principalmente quando ocorre um recall de produtos.

Já para biocombustíveis quem cumpre esse papel é a certificação ISCC (International Sustainability and Carbon Certification), por exemplo, que demonstra ao consumidor que o combustível foi produzido segundo critérios de sustentabilidade ambiental, social e econômica, evitando mistura ou adulteração do produto com matérias-primas de origem desconhecida.

Os exemplos vão longe, mas o conceito é o mesmo: ferramentas de rastreabilidade somadas a processos de certificação acabam por diferenciar produto e marca, pois permitem uma gestão de risco confiável, alinhada com as expectativas de  transparência e sustentabilidade do novo consumidor, o que alavanca negócios e fideliza seu mercado.

Veja como a rastreabilidade pode adicionar valor a seu produto, entre em contato. Será um prazer atendê-lo.

Tabata Gonzaga
Comunications Assistant
Av. Paulista, 807
t: 11 3254-7828
f: 11 3254-7835
Website : http://www.sgsgroup.com.br

O Grupo SGS é o líder mundial no domínio da Inspeção, Verificação, Análise e Certificação. Fundada em 1878, a marca da SGS está estabelecida como símbolo e referência em qualidade e integridade. Com mais de 70,000 colaboradores, a SGS opera uma rede de mais de 1,350 escritórios e laboratórios em todo o mundo.