Skip to Menu Skip to Search Contate-nos Brazil Sites e Idiomas Skip to Content

Com um papel vital na indústria alimentícia, embalagens e equipamentos que entram em contato direto com alimentos durante sua produção, elaboração, fracionamento, armazenamento, distribuição, comercialização e consumo estão sujeitos à uma rígida regulamentação.

Assim como todos os passos da produção de um alimento são controlados para garantir sua segurança para o consumo, equipamentos e embalagens também precisam ser produzidos em conformidade com as boas práticas de fabricação para que, nas condições normais ou previsíveis de sua utilização, não transfiram aos alimentos  componentes indesejáveis, tóxicos ou contaminantes em quantidades que possam representar risco para a saúde humana.

Isso significa que não apenas a caixinha longa-vida ou o pote de vidro estão sujeitos à essas legislações, mas qualquer equipamento ou eletrodoméstico que tenha contato com o alimento;  e isso inclui a máquina de café expresso, o copo do liquidificador, a  mangueira dos equipamento de uma indústria, o vidro da conserva e por aí vai.

As legislações que regulamentam o setor: Resolução 105 do Ministério da Saúde e as RDCs 51 e 52 da Anvisa são aplicáveis a recipientes, máquinas, tubulações, correias transportadoras,  aparelhagens, acessórios, válvulas, utensílios e similares. 

Também as embalagens, assim considerado tudo que tem contato direto com alimentos, com a função de acondicioná-los e protegê-los de agentes externos, alterações, contaminações e adulterações – desde a sua fabricação até a sua entrega ao consumidor, estão sujeitas a essa mesmas legislações. O objetivo é fazer um controle sanitário que assegure a saúde da população.

Tanto no caso dos eletrodomésticos e equipamentos, quanto das embalagens,  a SGS desenvolveu um portífólio completo de soluções que inclui  desde analises químicas e físicas até auditorias de conformidade e certificação.

Entre em contato e conheça nossas soluções para toda a cadeia produtiva da industria do alimento, do campo à mesa.