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Assegurar condições de trabalho aceitáveis por toda a cadeia de fornecimento, ainda mais quando se pensa em escala global, representa um desafio complexo por conta dos diferentes estágios de industrialização em que cada país se encontra. Como parte dos esforços que as organizações empenham para demonstrar suas boas práticas, muitas companhias e marcas globais têm desenvolvido códigos de conduta e diretrizes que guiam suas culturas corporativas e sistemas de gestão.

Amparadas nessa linha de conduta, as corporações passam a exigir de seus fornecedores e verificar, através de auditorias sociais, se de fato eles estão em conformidade com os padrões requisitados, sejam eles referentes a instalações e condições adequadas de trabalho ou relações contratuais mais transparentes e justas, por exemplo.

Atualmente existem milhares de códigos de conduta, a maioria baseada nas convenções internacionais do trabalho (ILO) e resultado de intensa negociação entre as partes interessadas,  refletindo fortemente a identidade cultural das organizações que lhes deram origem. Para os fornecedores, contudo, a multiplicidade de auditorias e dos esforços para atender a tal número de auditorias, pode afastá-los do foco do negócio.

Como tendência, organizações com objetivos similares têm se articulado em torno de códigos de conduta semelhantes e compartilhado informação, indicando uma maior consistência de padrões e processos. EICC( Electronic Industry Citizenship Coalition), ICTI ( International Council of Toy Industry), ICS ( Initiative Clause Sociale), BSCI ( Business Social Compliance Intitiative ) e SMETA através da plataforma SEDEX para nomear alguns, são exemplos do esforço conjunto de segmentos industrias para harmonizar suas demandas junto a fornecedores.

É de se esperar para os próximos anos que marcas e distribuidores trabalhem em conjunto com a cadeia de fornecimento, endereçando as causas-raíz de seu desafio e dando suporte ao desenvolvimento dessas empresas, de forma a assegurar parcerias comerciais de longa duração, com fôlego e capacidade para que a cadeia de fornecimento evolua e se transforme numa cadeia de valor.

Aqui no Brasil, a SGS tem expertise e qualificação para executar auditorias sociais e de código de conduta, além de treinamentos e soluções customizadas no desenvolvimento de serviços para demonstração da sustentabilidade dos negócios.

Para saber mais ou solicitar cotação, entre em contato.

Karina Tagata
Communications Advisor
SGS - Brasil
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