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Quando falamos em ativos logo pensamos em bens materiais. É claro que imóveis,  máquinas e investimento são a resposta mais óbvia. Mas os ativos de uma organização vão muito além.

É preciso também considerar seu capital intelectual e suas práticas de negócios, afinal é a somatória de todos esses elementos, tangíveis ou nem tanto, que ao longo do tempo asseguram o “valor” de uma organização. Esse valor está representado pela marca da organização, na imagem e percepção que o consumidor tem dela.

Vivemos num mundo dinâmico, sujeito a novas e constantes demandas,  o que  exige da empresa adaptabilidade e comprometimento com as mudanças.   É por isso que uma marca só é forte porque representa a confiança e admiração que inspira em seus consumidores, concorrentes e todas as suas partes interessadas.

A confiança e admiração de uma marca são determinados por quesitos diferentes, de acordo com a preocupação de cada parte interessada. Inovação, qualidade, capacidade para competir de forma ética e justa, responsabilidade social e ambiental são demandas que surgiram ao longo dos últimos anos do século passado e que certamente se firmarão pelas próximas décadas.

Atualmente varias iniciativas caminham na direção de demonstrar ao mercado em geral e todas as partes interessadas seu compromisso e esforço em manter uma postura ética.

E exemplos não faltam: um deles é o  AIM Progress, que reúne 24 companhias detentoras das maiores marcas e reputações do mercado mundial ( ABInBev, BDF Beiersdorf, Bacardi, Britivic, Cadbury, Coca-Cola, Colgate-Palmolive, Danone Diageo, Ferrero, General Mills, Hersheys, Heineken, Kellogs, Kraft Foods, Mars Incorporated, McCormick, Nestlé, Orkla, Procter&Gamble, Pepsico, Reckitt Benckiser, Unilever, United Biscuits). Juntas, elas desenvolveram um programa  para demonstrar que a Ética não é apenas um discurso e sim, um valor e um patrimônio que faz parte da prática diária dessas organizações.

Como todas tem seu próprio Código de Conduta, uniram-se em torno da  iniciativa que tem por objetivo otimizar a avaliação da cadeia de fornecimento, evitando assim a multiplicação de auditorias de para um mesmo fornecedor que supre diferentes players no seu segmento.

Tendência crescente no ambiente de negócios do século 21, os novos desafios da responsabilidade social exigem planejamento e engajamento de “p” a “p” ( do presidente ao porteiro), mas o esforço compensa.

Se sua empresa tem interesse em se preparar para esse novo desafio, entre em contato e solicite mais informações.

Karina Tagata
Communications Advisor
SGS - Brasil
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