Rastreabilidade + Certificação = Transparência
Baseado em artigo de Victor Vecchi, SGS Argentina
Os consumidores atuais exigem produtos diferenciados, e essa diferenciação só é conseguida com a valorização de características relacionadas à qualidade/segurança do produto e também às praticas de negócio relacionadas à marca. Mas como saber se o produto é bom do começo ao fim, isto é de uma ponta a ponta da sua cadeia produtiva?
Esse é o conceito por trás da rastreabilidade: um conjunto de medidas que permitem conhecer a história e trajetória de um produto, desde sua origem até a mão do consumidor. De acordo com a norma ISO9001, rastreabilidade refere-se à origem dos insumos e matérias-primas, histórico do processo produtivo, expedição e recepção do produto. Para a proteção da marca é tudo isso, mais o próprio controle da cadeia de fornecimento.
Atualmente, existem diversas ferramentas de gestão cujo objetivo e implementação visam a busca dessa rastreabilidade de produto, em diversos segmentos da indústria.
No caso de móveis, a certificação de Cadeia de Custódia (FSC ou CERFLOR) foi desenvolvida para assegurar que um livro ou uma mesa foram produzidos a partir de matéria prima proveniente de florestas bem manejadas; na produção de alimentos, a cadeia produtiva usa ferramentas de rastreabilidade capazes de assegurar qualidade e segurança aos alimentos; na produção automotiva, a ISO TS 16949 assegura a qualidade do processo, e a certificação compulsória, a segurança e qualidade de vários de seus componentes.
Já para biocombustíveis quem cumpre esse papel são as várias certificações voluntárias – como ISCC (International Sustainability and Carbon Certification) e Bonsucro por exemplo, que demonstra ao consumidor que o combustível foi produzido segundo critérios de sustentabilidade ambiental, social e econômica, evitando mistura ou adulteração do produto com matérias-primas de origem desconhecida.
Os exemplos vão longe, mas o conceito é o mesmo: ferramentas de rastreabilidade somadas a processos de certificação acabam por diferenciar produto e marca, pois permitem uma gestão de risco confiável, alinhada com as expectativas de transparência e sustentabilidade do novo consumidor, o que alavanca negócios e fideliza seu mercado.
Veja como essas soluções conjuntas podem adicionar valor a seu produto, entre em contato. Será um prazer atendê-lo.
Karina Tagata
Communications Advisor
SGS - Brasil
Av. Andrômeda, 832 – 5º.
And.
CEP
06473-000
– Barueri/SP
Phone: +55 11 3883 8880 ramal 2205
NOVO !
Fax: +55 11 3883 8899
Mobile: + 55 11 9234 8662
E-mail
:
karina.tagata@sgs.com