Grandes Eventos – A Receita Para Encantar O Turista Vai Muito Além De Um Sorriso
Os grandes eventos que começam em 2014 devem movimentar cifras que chegam a sete dígitos. Serão milhares de postos de trabalho e uma expectativa que só para a Copa do Mundo supera os 500 mil turistas nas doze capitais-sede. Mas o sucesso desses eventos está muito ligado à forma como esse exigente público será tratado. Temos as competências para encantar esses clientes?
Não há dúvidas de que os próximos anos representam uma oportunidade histórica para fortalecer a imagem do país no exterior e promover a vocação e o crescimento do turismo brasileiro. A Copa do Mundo de 2014 tem tudo para alavancar nosso turismo com a “marca” Brasil, consolidando o terreno para as Olímpíadas em 2016. Mas para isso, é preciso que sejam agregados ao turismo brasileiro atributos como competência, organização e qualificação, além da já reconhecida alegria do povo verde-amerelo.
Na preparação do “negócio” Copa do Mundo, aspectos de infraestrutura como saúde, energia, transporte e segurança, além da adaptação e construção dos estádios, são responsabilidade dos governos municipais, estaduais e federal. Para o público nacional, e principalmente o estrangeiro, a bola estará no pé do setor de hospitalidade; afinal, hotéis, restaurantes e serviços de alimentação em geral estarão na linha de frente, em contato direto com o turista.
Já é consenso entre especialistas de mercado, que a qualificação profissional deve ser um dos principais focos de atenção de empresários e autoridades, já que será preciso mais que do um sorriso para encantar o público internacional, mais exigente em relação à segurança do alimento que consome e do atendimento que recebe.
Embora já existam programas patrocinados pelo Ministério do Turismo para reclassificação de hotéis e pousadas caberá á cadeia produtiva de hospitalidade assegurar a qualidade e segurança dos alimentos que fornece através do controle de sua cadeia de fornecimento.
Também é preciso formar e desenvolver as competências profissionais dos técnicos da área (de nutricionistas a gerentes de Alimentos e Bebidas, de ajudantes de cozinha a chefes e outros profissionais envolvidos) de forma que consolidem conhecimentos mais especializados sobre o tema.
O cronômetro está correndo e essa capacitação da organização é o que fará diferença no atendimento das expectativas do cliente, valorizando sua marca e a do país, aí sim com um sorriso no rosto.
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