Skip to Menu Skip to Search Contate-nos Brazil Sites e Idiomas Skip to Content

Durante muito tempo, praticamente restrita às áreas produtivas, a certificação da Qualidade quebrou de vez qualquer possível preconceito e organizações que são referência em seus segmentos no setor de serviços têm investido cada vez mais no tema.

Dois anos.  Esse foi o tempo que a ViaQuatro,  empresa que opera a Linha 4-Amarela do metrô de São Paulo, levou para implementar e certificar seu sistema de gestão da Qualidade. A empreitada contou com a participação de todos os seus colaboradores e a conquista do certificado em janeiro deste ano demonstra o esforço da companhia em busca da diferenciação de mercado. ”A ISO 9001 trouxe uma visão de processos que permite à empresa atuar de forma cada vez mais eficaz e com aprimoramento contínuo, visando garantir Qualidade diferenciada na prestação de serviços e obter o reconhecimento de seus Clientes – pessoas que utilizam a Linha 4-Amarela em seus deslocamentos na cidade de São Paulo”, afirma o diretor-presidente da organização, Luis Valença.

Maior parque do Brasil e um dos maiores do continente, o Hopi Hari, localizado a 15 minutos de Campinas e meia hora de São Paulo, é outra referência no setor de serviços e o primeiro no Brasil a receber a certificação internacional ISO 9001:2008. O processo de certificação ocorreu em duas etapas distintas. Na primeira foi avaliado o desenho do sistema e a capacidade da empresa em responder pelo atendimento dos requisitos estabelecidos na norma. Já na segunda etapa, a equipe de auditores e especialistas buscou evidências objetivas do cumprimento de cada requisito normativo.

“Quando o Hopi Hari apresenta uma certificação independente, como é o caso da ISO 9001, está dando ao mercado uma comprovação de que atende a uma série de requisitos, segundo critérios reconhecidos e aceitos pelo mercado. É a forma de demonstrar que se preocupa e atende às expectativas do cliente. Ao final, todo esse esforço trará um melhor posicionamento da marca no mercado e a fidelização do consumidor”, declara a gestora da área de Comunicação e Marketing das Unidades de Negócios - Auditorias e Certificações do Grupo SGS Brasil, Karina Tagata.

Outros exemplos bem-sucedidos de organizações do setor de serviços que partiram para a certificação da Qualidade são o Expoara - Centro de Eventos em Arapongas (PR), uma das maiores áreas de exposições brasileira relacionadas ao setor moveleiro e o Tribunal de Justiça de Mato Grosso, em Cuiabá – segundo seu  presidente, desembargador Rubens de Oliveira Santos Filho, um marco para o poder público do Estado.

Quer saber mais sobre certificações da qualidade e de sistemas?

Acesse nossa página ou entre em contato.