Skip to Menu Skip to Search Contate-nos Brazil Sites e Idiomas Skip to Content

Fabricantes e importadores de produtos eletroeletrônicos vivem sob uma pressão cada vez maior de consumidores exigentes que entendem os conceitos de sustentabilidade, e exigem segurança e qualidade. A Eletrolar 2013, agora em julho, trouxe muitas novidades para o mercado brasileiro. Como a indústria de eletroeletrônicos se prepara para esse novo ambiente de negócios?

Ponto de encontro dos maiores lançamentos para o mercado nacional de eletroeletrônicos, a Eletrolar 2013, expôs além de produtos, um novo ambiente de negócios para o setor; muito mais  regulamentado e com um consumidor cada vez mais atento. Com um estande bastante  concorrido, a SGS esteve presente, apresentando as questões relacionadas à certificação compulsória de vários produtos do segmento E&E.

Aqui no Brasil, os processos de certificação seguem os critérios de avaliação de suas Portarias correspondentes, visando sempre a segurança do consumidor final. Os testes são realizados nos produtos para evidenciar que estão em conformidade com as normas de segurança aplicáveis e as auditorias nas fábricas são realizadas para se obter evidências de que os produtos estão sendo produzidos sob um processo controlado.

Hoje a certificação compulsória se aplica a fabricantes e importadores de produtos eletrodomésticos que pretendem comercializar ou continuar vendendo no país produtos como:  Aparelhos Eletrodomésticos, Fornos Elétricos Comerciais, Bebedouros Elétricos,  Aparelhos de Melhoria da Água, Ventiladores e similares, Fornos Microondas, além de Fornos e Fogões a gás.

O The Proof preparou uma tabela que mostra as correspondências entre produto e legislação a ser atendida.

Tabela de Produtos x portarias inmetro

Produto

Portaria

Aparelhos de Melhoria da Água

Portaria 93 – 12 de março de 2007

Bebedouros Elétricos

Portaria 191 – 10 de dezembro de 2003

Forno de Microondas

RTQ – Portaria 174 – 10 de abril de 2012
RAC – Portaria 497 – 28 de dezembro de 2011

Fornos e Fogões a gás

Portaria 400 – 01 de agosto de 2012

Fornos Elétricos Comerciais

Portaria 446 – 27 de agosto de 2012.

RTQ de Fornos Elétricos Comerciais

Portaria 371 – 17 de julho de 2012.

Segurança de Aparelhos Eletrodomésticos e Similares

Portaria 328 (RAC) – 8 de agosto de 2011.
Portaria 371 – 29 de dezembro de 2009.

Selo Ruído

Portaria 430 – 16 agosto de 2012

Ventiladores e Similares

Portaria 20 - 18 de janeiro de 2012

Aparelhos de Melhoria da Água

Portaria 93 – 12 de março de 2007

Da matéria-prima ao produto acabado, da sua funcionalidade à conformidade regulatória, as  marcas  hoje precisam  demonstrar que são capazes de garantir qualidade, segurança e sustentabilidade ao longo de toda a cadeia de fornecimento até chegar ao consumidor final.

Se do produto para a gôndola  a indústria precisa ser confiável, no sentido inverso, isto é, ao longo de sua cadeia de fornecimento ela depende de uma eficiente gestão de seus fornecedores para assegurar a confiabilidade do produto final. 

É nesse ponto que a parceria com a SGS faz a diferença: somos capazes de oferecer expertise industrial, regulatória e técnica, complementada por testes e análises, que asseguram ao produto, seja ele de uso doméstico ou comercial, soluções que atendem as necessidades do negócio  em qualquer lugar do mundo, a qualquer hora.  Rápido turn around time(TAT) para análises e testes, política de preços que otimiza o investimento, capacidade técnica local e internacional e um atendimento comercial  diferenciado oferecem a organização  a base que ela precisa para  tomar as melhores decisões para sua estratégia comercial no mercado brasileiro e mundial.

Interessado? Clique aqui e saiba mais.