Skip to Menu Skip to Search Contate-nos Brazil Sites e Idiomas Skip to Content

Texto: Eng. Wilson Patal, SGS Guatemala
Tradução e adaptação: Karina Tagata

O gerente geral da cadeia de lojas de produtos de tecnologia me perguntou: como aumentar a rentabilidade de meu negócio?

Acredito que essa seja a mesma pergunta que muitas empresas se fazem ao analisar seus resultados e perceber que apesar de grandes investimentos realizados em tecnologia, produtos, instalações, nada disso se reflete nos números.

O que as organizações esquecem é que o recurso humano é a base fundamental das operações diárias. Existem diferentes abordagens, trabalhadas em profundidade por vários autores:

  • Análise de cargos
  • Ambiente de trabalho
  • Remuneração
  • Capacitação

Hoje me detenho no item que considero a base de sucesso para o atingimento de metas e aumento dos ganhos de uma organização: a capacitação.

1.    O desenvolvimento humano.

Sempre que leio o jornal, o tema educação é um dos principais pontos de investimento para o desenvolvimento de um país. Educar a população é dos temas mais relevantes e que fazem a diferença entre os chamados países de primeiro mundo e o nosso. E aí eu me pergunto: por que as nossas empresas não investem nisso?

Questionando vários clientes sobre capacitação de pessoal, tenho ouvido que nas ocasiões que se tomou a decisão de implementar um programa de capacitação o resultado não se refletiu num aumento das capacidades da organização, mas na sua diminuição. Ou seja, a formação profissional é um custo. Isso ocorre porque no momento de estabelecer quais as capacidades necessárias, a análise é feito pelos gerentes de RH que não tem conhecimento das atividades da área ou da função, e se baseiam apenas em elementos quantitativos. Tenho visto de maneira frequente que temas como Trabalho em Equipe ou Foco no Cliente são recorrentes em programas de capacitação. Acreditamos que dessa forma estaremos melhorando as habilidades e atitudes da equipe, sem levar em conta a definição da função, responsabilidade, necessidades específicas e, sobretudo o resultado que se deseja para essa posição.

2.    Elementos necessários para um programa  eficaz de capacitação

Para que um programa de capacitação seja um investimento e não um gasto, é preciso ter em mente:

  • os objetivos estratégicos da organização
  • Objetivos do processo
  • Estabelecimiento de indicadores
  • De processo
  • De resultadosNecessidades da posição Qualificação do pessoal que ocupa a posição.

Ao analisar esses elementos nos asseguramos de que cada programa de capacitação realizado está focado no cumprimento de metas previamente estabelecidas.  

O sucesso dessa metodologia deve ter como base uma boa descrição da posição, o conhecimento da visão da organização e principalmente os resultados que se deseja, o que pode não se refletir num aumento mas na manutenção dos números em tempo de crise.

As organizações não podem se esquecer que nem a melhor tecnologia, ou as melhores instalações e produtos substituem o recurso humano. E sem um recurso humano competente estão condenadas a resultados insatisfatórios e até em alguns casos ao fracasso comercial.

Respondendo à pergunta inicial sobre como aumentar a rentabilidade no negócio: parte da solução começa no investimento feito para o aumento da competência de seus colaboradores.

Precisando de soluções para a Gestão da Capacitação de seus funcionários? Saiba mais sobre a SGS Academy, acesse.