Skip to Menu Skip to Search Contate-nos Brazil Sites e Idiomas Skip to Content

Durante auditorias de sistemas de gestão existem algumas não conformidades típicas, que sempre se repetem. Elas demonstram, em muitos casos, problemas conceituais na interpretação e aplicação das normas.

Veja 10 exemplos de Não Conformidades Clássicas:

Ação Corretiva Ação corretiva é na verdade uma simples disposição, ou seja, ataca o efeito e não elimina a causa raiz.
Ação Corretiva Ação corretiva sem nenhum registro de evidência. Os gestores também confundem a implementação de uma ação, com sua eficácia.
Ação Preventiva A Organização não implementa ações preventivas, ou ainda confunde ação de melhoria com ação preventiva.
Compras As especificações técnicas não são encaminhadas ou protocoladas com seus fornecedores.
Processo Parâmetros de processo não são obedecidos, são continuamente desrespeitados.
Objetivos e Metas Inconsistência na definição de metas e até mesmo do próprio objetivo, não refletindo o real sentido do processo. Os programas para atingimento das metas também não apresentam coerência, considerando também a ISO 14001 e a OHSAS 18001.
Competência Não são documentadas e comprovadas competências inerentes ás funções auditadas, até mesmo as mais básicas (Ex. conhecimento em instrumentos de medição para inspetores que controlam a qualidade e aprovam o produto).
Calibração A calibração é realizada fora da faixa de uso do instrumento de medição. Outra não conformidade típica neste requisito é a definição de erros incompatíveis com as tolerâncias a serem controladas, comprometendo assim a qualidade da medição.
Auditoria Interna Registros das auditorias internas realizadas só apresentam as não conformidades, ou seja, as conformidades não são disponibilizadas ao auditor. Desta forma, não fica evidente que todos os processos e todos os requisitos foram realmente auditados.
Produto Não Conforme Produto não conforme não segregado ou não claramente identificado. Em muitas auditorias a natureza da não conformidade não é registrada. Registros de retrabalho também nem sempre estão disponíveis.
Conclusão: como ressaltamos, muitas destas e outras Não Conformidades tem como causa problemas conceituais. Para minimizarmos tais falhas, a melhor forma é o treinamento contínuo de nossa equipe.
Boa sorte!!