Skip to Menu Skip to Search Contate-nos Brazil Sites e Idiomas Skip to Content

Em tempos de crise, é essencial investir em inovação. Nesse período, o mercado geralmente se reorganiza e diversas oportunidades emergem. Ao mesmo tempo, a inovação, que tem um tempo de “maturação”, costuma ser um trunfo para as empresas. É o que explica Valter Pieracciani, consultor em gestão da inovação e sócio-fundador da Pieracciani Desenvolvimento de Empresas. “Quando a economia retoma o vigor, quem tem as inovações prontas para colocar no mercado tende a ganhar market share”, explica.

Para inovar, ele recomenda mirar em dois movimentos importantes em tempos difíceis: “caber no bolso do consumidor e entregar algo que ele precisa e identifica como valor”. Com a contenção de gastos, uma saída sugerida por Pieracciani para atrair o consumidor é oferecer embalagens menores.

Nesse sentido, o mercado já começa a reagir. A Laticínios Regina, por exemplo, lançou recentemente seu Queijo Reino dividido ao meio e acondicionado em meia lata. O objetivo, conforme a própria empresa argumenta, é oferecer o mesmo queijo com tamanho reduzido e menor valor de compra.

Além disso, a embalagem estampada é um atrativo para transformá-lo em presente. Segundo o consultor de marketing da marca, Disney Criscione, para consumidores que possuem o hábito de presentear seus parentes e amigos com queijo, “a nossa nova versão vai praticamente dividir por dois suas despesas com esse presente”.

Outra marca que apostou na redução da embalagem foi a Piracanjuba com a manteiga em apresentação de 100g, lançada no fim do ano passado. O produto, segundo a marca sexagenária, visa “atender, principalmente, as pessoas solteiras e o novo perfil da família brasileira, que está mais enxuto”. 

A Tirol, por sua vez, acaba de apresentar novas embalagens para seus queijos fatiados prato e mussarela – não em tamanho reduzido, mas agora com abre fácil -, também buscando facilitar a vida do consumidor. De acordo com Edson Martins, diretor de mercado da Tirol, a roupagem traz agora um design inovador e diferenciado mantendo a principal característica do produto: a praticidade.

Fonte: Leite & Derivados / http://leiteederivados.com.br/

Conheça a formação de Gestores em Inovação desenvolvida em parceria SGS Academy e Pieracciani Desenvolvimento de empresas.