Skip to Menu Skip to Search Contate-nos Brazil Sites e Idiomas Skip to Content

As normas ISO-9001 e ISO-14001 que serão editadas no final de 2015 e em breve todas as demais normas, passarão a incorporar entre os seus requisitos a consideração do contexto externo e interno da organização, levando-se em consideração os riscos e oportunidades decorrentes.

O conceito de risco sempre foi implícito nas normas de sistemas de gestão, no entanto, as novas versões fazem pensar com base no risco de modo mais explícito e o incorporam em requisitos para o estabelecimento, implementação, manutenção e melhoria do sistema de gestão.

A norma ISO 31000 fornece orientações sobre a gestão de risco, que pode ser adequado em determinados contextos organizacionais. Nem todos os processos e elementos do sistema de gestão apresentam o mesmo nível de risco em termos de capacidade da organização para atingir seus objetivos. Pensamento baseada em risco significa considerar o risco dependendo do contexto da organização para planejar e controlar o sistema de gestão, bem como seus processos, atividades e componentes.

O MAIOR RISCO QUE UMA ORGANIZAÇÃO PODE CORRER É NÃO SABER QUAIS SÃO OS SEUS RISCOS!!!

Prepare-se para tratar deste novo requisito. Conheça mais em nossos treinamentos voltados para este tema.

 Autor: João Sardinha