Skip to Menu Skip to Search Contate-nos Brazil Sites e Idiomas Skip to Content

Olá,

A etapa final do processo de revisão da ISO 9001.2008 se completou com a publicação da ISO 9001:2015 em setembro de 2015. A nova versão substituirá a anterior após um período de transição de três anos, em 2018.

A ISO9001:2015 posiciona a nova versão da norma como parte integrante dos esforços da organização rumo a um objetivo mais amplo - o do desenvolvimento sustentável, promovendo-o como uma ferramenta para melhorar o desempenho global da organização.

Organizações que já são certificadas pela ISO 9001:2008 terão três anos após a publicação oficial da ISO 9001:2015 para se adequarem à nova versão desta norma. Com base no cronograma atual, este período de transição termina em 15 de setembro de 2018.

 AS PRINCIPAIS MUDANÇAS

  • CONTEXTO ORGANIZACIONAL: O ‘contexto’ de uma organização (ou o seu ‘ambiente de negócio’) refere-se à combinação de fatores internos e externos e situações que podem causar algum efeito no desempenho de seus produtos e/ou serviços.
  • INFORMAÇÃO DOCUMENTADA:Os termos “procedimentos documentados” e “registros” usados na ISO 9001:2008 foram ambos substituídos pelo termo “informação documentada” na versão 2015.
  • LIDERANÇA:A alta direção agora é obrigada a demonstrar “liderança” em vez de apenas prover recursos para o SGQ.
  • RISCOS E OPORTUNIDADES:Uma parte vital do planejamento e implementação de um SGQ é um novo requisito para identificar riscos, oportunidades e ações “proporcionais” que podem potencialmente afetar a operação e desempenho do SGQ.
  • ESTRUTURA E TERMINOLOGIA:Adotada a estrutura de cláusulas especificada no Anexo SL, que a partir de agora é obrigatória para todas as normas ISO - novas e revisadas.
  • OUTROS REQUISITOS: Relacionados à execução da abordagem do processo; Referentes à identificação da competência exigida dos funcionários; Identificação e manutenção de qualquer “conhecimento” operacional crítico da organização; Abordagem baseada no risco dos controles aplicados aos fornecedores externos.

 Estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos e aguardamos seu contato para auxiliá-lo a fazer uma transição segura.

Entre em contato. Será um prazer atendê-lo.

Equipe CBE
f: 11 3883 8880 r. 8290
e: sandy.passos@sgs.com

SAIBA MAIS