Skip to Menu Skip to Search Contate-nos Brazil Sites e Idiomas Skip to Content
O estágio mais recente no processo de desenvolvimento da norma ISO 45001 foi concluído em 14 de janeiro de 2016 com a emissão da ISO/DIS 45001. Esta versão preliminar da norma internacional descreve os requisitos potenciais para um Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional (OHSMS).

A próxima etapa será a emissão do rascunho final da norma internacional (FDIS). Quando for emitida para valer, a ISO 45001 será a primeira norma ISO para um OHSMS. A versão final está programada para ser publicada no último trimestre de 2016.

A ISO/DIS 45001 adota a estrutura de cláusula especificada no Anexo SL que, a partir de agora, é a estrutura obrigatória para todas as normas de sistema de gestão ISO novas e revisadas, o que assegura que sua versão final estará alinhada com as outras normas de sistemas de gestão como a ISO 9001 e a ISO 14001.

Outras características importantes propostas para a ISO/DIS 45001 são:
  • Maior foco no contexto da organização, com as organizações sendo obrigadas a analisar o que a sociedade espera delas em termos de gestão de segurança e saúde ocupacional.
  • No Anexo SL, a promoção da aplicação do pensamento com base no risco ao estabelecer, implementar e manter o próprio OHSMS da organização, não apenas os riscos de segurança e saúde ocupacional (OHS).
  • Atribuição da responsabilidade por um OHSMS à alta direção, quando anteriormente algumas organizações que adotavam um OHSMS eram autorizadas a delegar responsabilidades aos gestores de segurança e saúde.
  • Um requisito que exige que as organizações se responsabilizem pela forma como os fornecedores e contratados gerenciam os riscos.
  • A substituição do termo “Informação Documentada” por “Documentos e Registros”, permite o uso de informação eletrônica não contida em um sistema formal de documentos.
A SGS já está capacitada para oferecer treinamento de interpretação dos requisitos da ISO/DIS 45001, Anexo SL e o pensamento com base no risco. Mediante solicitação, oferecemos auditoria de diagnóstico que traça os desafios que sua organização deve assumir para migrar da OHSAS 18001 para a ISO/DIS 45001. Entre em contato e repare sua organização.

Saiba mais.