Skip to Menu Skip to Search Contate-nos Brazil Sites e Idiomas Skip to Content
A norma de Sistema de Gestão de Qualidade Automotiva está em processo de revisão e o IATF - International Automotive Task Force deve lançar a versão final da 4ª. edição em dezembro de 2016.

Todas as organizações certificadas na atual versão da norma (ISO/TS 16949:2009 – 3ª. Edição) devem fazer a transição para a nova ISO/TS 16949:2016 até 14 de setembro de 2018 para manter suas certificações.

O IATF lançará em dezembro de 2016 as regras revisadas que sustentam o processo de certificação, da atual 4ª edição para a 5ª edição, incluindo todas as interpretações sancionadas desde que as regras da 4ª edição foram emitidas em dezembro de 2013. 

Conheça as principais alterações da 4ª Edição da ISO/TS 16949:2016

A indústria automotiva mundial está enfrentando desafios significativos. Entre eles está o rápido crescimento da cadeia de fornecimento nos mercados emergentes e a necessidade de melhorar seu desempenho com relação a fontes de fornecimento confiáveis e com bom custo benefício. Por isso as principais mudanças incluem:

  • Incorporação de alguns Requisitos Específicos do Cliente (CSRs) para as Montadoras (OEM) para reduzir a complexidade e a quantidade de CSRs para implementação pelos fornecedores e auditoria para os Órgãos de Certificação (CB)
  • Inclusão de requisitos para processos e peças relacionadas à segurança
  • Aprimoramento dos requisitos de rastreabilidade do produto
  • Inclusão de requisitos para produtos com software integrado
  • Inclusão de um processo de gestão de garantia para endereçar NTF (No Trouble Founded) e o uso de instruções da indústria automotiva
  • Esclarecimentos dos requisitos de desenvolvimento e gestão de fornecedores que não sejam tier 1 (tier 2, etc....)
  • Inclusão de requisitos de responsabilidade corporativa
  • Adoção da Estrutura de Alto Nível do Anexo SL, a mesma utilizada no desenvolvimento da ISO 9001:2015

Impactos para as Empresas Certificadas

A nova edição da norma será lançada em 15 de dezembro de 2016. Após sua publicação, a cadeia de fornecimento precisará analisar e implementar as alterações aos seus SGQs. Para facilitar esta atualização, o IATF anunciará a disponibilidade de treinamento ao fornecedor, no terceiro trimestre de 2016 e os escritórios de supervisão do IATF lançarão uma diretriz com instruções para uma análise de diagnóstico que auxiliará a implementação.

Todas as empresas certificadas pela ISO/TS 16949:2009 precisarão concluir uma auditoria de transição bem-sucedida, incluindo uma decisão positiva sobre a certificação, até 14 de setembro de 2018. Há duas formas de transição:

Opção 1 – As organizações podem fazer a transição dentro de seus ciclos atuais de auditoria ISO/TS 16949:2009, ou seja, na próxima auditoria de recertificação ou de acompanhamento planejadas.

Opção 2 – transferir, a qualquer momento, isto é, fora do ciclo regular de auditoria de recertificação ou de acompanhamento.

Para assegurar que as decisões de certificação sejam tomadas até 14 de setembro de 2018, todas as auditorias de transição devem ter estar concluídas até 1º de junho de 2018 para assegurar o encerramento eficaz de quaisquer não conformidades identificadas durante a auditoria de transição.

O que vem por aí?

As partes interessadas devem analisar a 2ª revisão da Norma de SGQ do IATF em junho/julho de 2016 para fazer comentários acerca dessa versão preliminar. Em seguida, o IATF realizará auditorias de diagnóstico piloto junto a empresas certificadas selecionadas antes de lançar a norma em 15 de dezembro de 2016.

Para saber mais sobre a transição para a 4ª edição do IATF e da ISO/TS 16949:2016, entre em contato conosco no e-mail sandy.passos@sgs.com

Estamos a disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais, e você também pode se informar diretamente no website do IATF- International Automotive Task Force.

Atenciosamente,

Luciene Dias
Gerente de Certificação