Skip to Menu Skip to Search Contate-nos Brazil Sites e Idiomas Skip to Content

A adequação ergonômica dos ambientes profissionais não só é fundamental para a melhora das condições de trabalho, como também para a redução dos acidentes de trabalho. Além de tudo, trata-se de obrigação legal prevista na NR-17.

As lesões de esforço repetitivo e demais distúrbios osteomusculares (LER/DORT), por exemplo, poderão ser reduzidas com a adoção da ginástica laboral.

Especialistas indicam que são 3 os tipos de ginástica laboral – compensatória, de pausa, e de relaxamento – a ser praticada antes, durante e depois do expediente de trabalho. O tempo da ginástica varia de 8 a 12 minutos por dia, 5 a 6 vezes por semana, conforme o setor.

De fato, a partir de uma análise ergonômica completa, é possível avaliar as relações existentes entre demandas de doenças, acidentes e produtividade com as condições de trabalho. A implantação de inúmeras medidas podem ser estratégicas para a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores e cumprimento pela empresa das normas legais: treinamentos ergonômicos, treinamentos sobre o uso de EPIs, treinamentos de carregamentos de cargas, blitz posturais, dentre outros.

 

A SGS Academy oferece treinamento sobre as SST e muitos outros.
Saiba mais em br.treinamento@sgs.com 

Fonte: Alecconsultoria.com.br