Skip to Menu Skip to Search Contate-nos Brazil Sites e Idiomas Skip to Content

A fábrica de conteúdo da SGS Academy acredita na transformação de pessoas e empresas através da educação. Neste post falaremos de nossa experiência positiva junto a nossos parceiros universidades, editoras, professores e alunos e buscamos inspirar você a participar desta rede.

Um dos grandes desafios que encontramos em nossa trajetória está na produção de um banco de questões para capacitar e avaliar os alunos. Exige da equipe de produção de conteúdo, conhecimento técnico e muito planejamento antes da sua construção e aplicação.

Como produzir questões adequadas aos seus alunos e projeto pedagógico? Nossa equipe compilou 5 dicas práticas:

  1. Planeje
  2. Parece óbvio, mas não é. Planejar o banco de questões é prever o tempo de construção, os requisitos que definirão o seu escopo, as pessoas que farão parte da equipe e também os riscos que podem afetar a qualidade e o formato de suas questões.

  3. Treine
  4. Tão importante quanto o conhecimento técnico da sua equipe de elaboração de questões é a capacidade deles produzirem os exercícios dentro do escopo definido no seu planejamento, tenha alguém em sua equipe que garanta isso com qualidade para que não seja necessário gastar dinheiro com adequações e mais adequações.

  5. Nóis vai nóis vorta
  6. Parece mentira, mas muitos não revisam a ortografia das questões, mais do que isso, eles não revisam a concordância e coesão dos seus textos. Muitas vezes encontramos alternativas que não atendem a proposição do enunciado das questões.

  7. Inspeção pré vôo
  8. Antes de uma aeronave decolar, a equipe técnica faz um inspeção geral nos pontos mais críticos. Faça o mesmo para a sua questão. Desenhe um check-list que garanta que você não deixará passar nenhum erro para frente.

  9. Parabéns campeão! Podemos e vamos melhorar!
  10. Dê feedbacks a cada questão! O conteudista dedica muito do seu tempo, conhecimento e competência para produzir um bom trabalho. Informe sempre os pontos de melhoria e aperfeiçoamento e parabenize quando o trabalho produzido for correto. O empenho é constante de ambos os lados e isso precisa ser reconhecido.

Quer saber mais sobre o assunto ou outro tema na criação de conteúdos?
Contate nossa equipe:
Telefone: 11 3254 7823
E-mail:  br.treinamento@sgs.com

Espero que tenha aproveitado este post!
Obrigado,

Rafael Ferreira
Coordenação da Fábrica de conteúdos