Skip to Menu Skip to Search Contate-nos Brazil Sites e Idiomas Skip to Content

Veículos usados, com dez ou mais anos de uso, estão em alta e representam uma boa oportunidade para fabricantes de autopeças.

Venda de carros usados

De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, Fenabrave, para cada carro 0km vendido são feitas cinco vendas de carros usados.

Em 2018 o Detran divulgou a informação de que 47% dos automóveis registrados em São Paulo têm entre 10 e 29 anos de uso. Considerando o mesmo período, o Rio Grande do Sul apresentou 21,3% de sua frota estadual com mais de 30 anos de utilização.

Neste cenário é importante destacarmos a importância do mercado em manter-se disponível para peças de reposição, assegurando que o consumidor tenha a possibilidade de aumentar a vida útil de seus veículos.

Oportunidade para os Fabricantes de Autopeças

A Anfape, Associação Nacional dos Fabricantes de Autopeças, também ressalta que o posicionamento dos fabricantes de acessórios automotivos que atuam de maneira independente é um ponto muito importante para a preservação do automóvel, uma vez que diversas montadoras limitam ou anulam a produção de peças para carros fora de linha. De acordo com Roberto Monteiro, diretor executivo da Anfape, quanto mais antigo é o veículo, maior é a participação do mercado independente no fornecimento das peças para reposição: “Um estudo empírico comprova que nos carros com 5 a 10 anos de uso a participação é de 30%, de 10 a 15 anos o índice sobe para 50%, de 15 a 20 anos o valor chega a 85% e acima de 20 anos dispara para 95%”.

Produtos produzidos por fabricantes que possuam marca própria e que ofereçam garantia, segurança e custo-benefício vantajoso para o consumidor, chegam a custar 50% menos do que as peças originais.

A utilização de peças de qualidade e a realização de testes físicos e mecânicos regulares nestes itens, valorizam o veículo e aumentam a vantagem na comercialização, pois envolvem questões de segurança e a redução de riscos de acidentes, além de contribuir para o bom funcionamento do carro.

Soluções SGS para Fabricantes de Autopeças

A indústria automotiva utiliza inúmeros materiais diferentes na fabricação de peças, acessórios e componentes automotivos. Realizamos certificações, verificações de qualidade e testes desses materiais de acordo com as especificações e normas nacionais e internacionais. Nossas soluções podem, geralmente, representar uma significante economia de custos. Por meio da nossa expertise, infraestrutura e tecnologia, fornecemos os dados necessários para a liberação de materiais, acelerando o tempo até o mercado, conferindo qualidade, segurança, performance e conformidade aos seus produtos.