Skip to Menu Skip to Search Contate-nos Brazil Sites e Idiomas Skip to Content

Entenda mais sobre a gestão de produtos químicos e gerenciamento de resíduos visando o descarte zero na indústria têxtil.

ZDHC: O que é?

A indústria têxtil é considerada uma das indústrias de maior intensidade química do mundo. Diversos tipos de substâncias e formulações são usadas para alcançar os efeitos e as funcionalidades desejadas em produtos têxteis.

Em 2011, uma iniciativa formada por grandes marcas assumiu o compromisso de abandonar o uso de produtos químicos em itens de vestuário. A composição desse grupo é bastante impactante, pois é formado por nomes da moda e varejistas mundialmente reconhecidos.

Sob a sigla ZDHC (Zero Discharge of Hazardous Chemicals), o Programa de Descarte Zero de Produtos Químicos Perigosos abrange diversos produtos químicos e formulações utilizados na indústria têxtil. Dentre as substâncias que devem ser banidas, encontram-se ftalatos, metais pesados, fenóis, entre outros, considerados tóxicos e prejudiciais ao meio-ambiente, capazes de oferecer riscos aos trabalhadores e aos consumidores finais.

Controle do Efluente conforme o ZDHC

Em 2015, o ZDHC encomendou um estudo para entender o cenário dos regulamentos e diretrizes de descarte de efluentes em toda a indústria têxtil. Este estudo concluiu que as legislações variam muito de país para país e que não se concentram necessariamente no gerenciamento de produtos químicos perigosos.

O objetivo do Guia para Efluentes do ZDHC é estabelecer uma expectativa unificada nas indústrias têxtil e de calçados para avaliar a qualidade dos efluentes gerados e descartados. O ZDHC incentiva a adoção global das diretrizes apresentadas no guia, por qualquer organização interessada em um futuro mais sustentável.

Orientação de Conformidade ZDHC MRSL

Para estabelecer uma lista completa de produtos químicos prioritários, em 2017 foi publicada a Orientação de Conformidade ZDHC MRSL, que especifica limites para substâncias presentes em formulações químicas utilizadas nas fábricas que processam materiais e acabamentos para têxteis e calçados.

Atualmente muitas fábricas do segmento estão adotando a gestão de produtos químicos e o gerenciamento de resíduos, buscando garantir a segurança e a conformidade em seus processos de produção e produtos e, para que que haja sucesso nessa abordagem, é essencial obter clareza e transparência nas informações.

Soluções SGS e o Programa ZDHC

Sem conhecimento para a construção de um sistema rastreável, as cadeias de suprimentos da indústria têxtil podem encontrar diversas dificuldades para identificar e analisar os riscos que a utilização de produtos químicos trará para o meio-ambiente, aos seus colaboradores e ao consumidor final.

A SGS é a primeira empresa aprovada no Brasil para realizar os testes estabelecidos pelo Guia de Efluentes do ZDHC. Utilizando modernas técnicas analíticas, esta solução é fundamental à análise de risco. A detecção de uma substância perigosa no efluente é forte indicativo de que esta mesma substância esteja presente no processo produtivo.

Os laboratórios da SGS são também aprovados para a análise da conformidade MRSL. Através de informações claras sobre seus produtos, os fabricantes poderão atuar com inventários de produtos químicos transparentes e rastreáveis ao longo da cadeia de suprimentos, auxiliando a melhoria contínua e eliminando gradativamente as substâncias perigosas utilizadas nos processos de fabricação.

Conheça também a nossa solução holística de descarga zero entrando em contato com nossos profissionais.

  • Relacionados: Conheça a certificação ABVTEX e sua importância para fornecedores de têxteis e vestuário;

Entre em contato

Entre em contato com nossa equipe e agende uma visita aos nossos laboratórios.

br.hlcomercial@sgs.com

+ 55 11 2664-9595

SOBRE A SGS

A SGS é uma empresa líder mundial em inspeção, verificação, teste e certificação. A SGS está usando como referência global em qualidade e integridade. Com mais de 97.000 funcionários, a SGS opera uma rede de mais de 2.600 escritórios e laboratórios em todo o mundo.