Skip to Menu Skip to Search Contate-nos Brazil Sites e Idiomas Skip to Content

Entenda mais sobre a gestão de produtos químicos e gerenciamento de resíduos visando o descarregamento zero na indústria têxtil

ZDHC: O QUE É?

A indústria têxtil é considerada uma das indústrias de maior intensidade química do mundo. Diversos tipos de substâncias e produtos são usados para alcançar as cores desejadas, efeitos e funcionalidades em itens têxteis.

Em 2011, uma iniciativa formada por grandes marcas assumiu o compromisso de, até 2020, abandonar o uso de produtos químicos em produtos têxteis e vestuário. A composição desse grupo é bastante impactante, pois ele é formado por nomes da moda e varejistas mundialmente reconhecidos.

Sob a sigla ZDHC (Zero Discharge of Hazardous Chemicals), o Programa Zero de Descarga de Produtos Químicos Perigosos abrange diversos produtos químicos usados na indústria têxtil. Dentre as substâncias que devem ser banidas, encontram-se os ftalatos e os metais pesados, considerados tóxicos, prejudiciais ao meio-ambiente, capazes de oferecer riscos ao consumidor final.  

ORIENTAÇÃO DE CONFORMIDADE ZDHC MRSL

Para estabelecer uma lista completa de produtos químicos prioritários, em 2017 foi publicada a Orientação de Conformidade ZDHC MRSL, que especifica limites para substâncias presentes em formulações químicas utilizadas nas fábricas que processam materiais e acabamentos para têxteis e calçados.

Atualmente muitas fábricas do segmento estão adotando a gestão de produtos químicos e o gerenciamento de resíduos, buscando garantir a segurança e a conformidade em seus processos de produção e produtos e, para que que haja sucesso nessa abordagem, é essencial obter clareza e transparência nas informações.  

SOLUÇÃO SGS E O PROGRAMA ZDHC

Sem conhecimento para a construção de um sistema rastreável, as cadeias de suprimentos da indústria têxtil encontram diversas dificuldades para identificar e analisar os riscos que a utilização de produtos químicos trará para o meio-ambiente e ao consumidor final.

A SGS é a primeira empresa acreditada para realizar avaliações de ZDHC no Brasil. Usando a tecnologia em química analítica, esta solução aborda a avaliação de riscos, considerando os parâmetros mais relevantes de diferentes materiais e possibilitando o alcance de um maior nível de conformidade nos produtos. Através de dados claros e eficazes, os fabricantes poderão obter inventários de produtos químicos que serão transparentes e rastreáveis ao longo da cadeia de suprimentos, auxiliando a melhoria contínua e eliminando gradualmente as substâncias perigosas utilizadas nos processos de fabricação. Conheça também a nossa solução holística de descarga zero entrando em contato com nossos profissionais.