Skip to Menu Skip to Search Contate-nos Brazil Sites e Idiomas Skip to Content

SGS reconhecida como empresa de Inspeção de 3º parte pela Petrobras

Inspeção de Equipamentos na Inspeção de Fabricação

A Inspeção de Fabricação é uma das principais ferramentas na avaliação da qualidade de materiais e equipamentos, e é de fundamental importância para aqueles que adquirem equipamentos para novos empreendimentos, expansões ou substituições dos existentes, e que não dispõem de equipe própria de inspeção.

Este processo assegura a qualidade de produtos, máquinas e equipamentos que devem ser fabricados em conformidade com uma série de obrigações legais e contratuais. Neste sentido a SGS fornece inspeção de fabricação e inspeção técnica para verificar e certificar que seus produtos sejam fabricados em conformidade com todos os requisitos especificados.

Como líder mundial em inspeção, verificação, testes e certificação, a SGS é reconhecida como referência mundial em qualidade e integridade. Com mais de 97.000 funcionários, opera uma rede com mais de 2.600 escritórios e laboratórios no mundo todo. 

Como líder no fornecimento de inspeções de fabricação e inspeções técnicas, a SGS sempre se torna a primeira escolha para clientes que procuram assegurar qualidade em seus processos, isso porque oferece experiência, conhecimento e recursos de uma rede global única. Como resultado, s SGS pode fornecer especialistas técnicos qualificados e treinados para verificar a qualidade de produtos e processos em todos o mundo.

As principais atividades realizadas para o processo de Inspeção de Fabricação são:

  • Estabelecimento de um Plano de Inspeção de comum acordo com o Cliente e o Fornecedor;
  • Visitas para avaliar o processo de fabricação, de acordo com o plano pré-estabelecido;
  • Análise de todos os documentos necessários ao bom desempenho da inspeção de fabricação, como: ordem de compra, procedimentos de inspeção, especificações, normas, procedimentos do fornecedor, desenhos aprovados, modelos de relatórios de controle ou ensaios e outros documentos julgados necessários;
  • Certificação da capacidade de realização de todos os ensaios determinados pelo Plano de Inspeção, normas e especificações aceitas pelo fornecedor, que deverá dispor de toda a infraestrutura (aparelhos e instrumentos de medição e testes calibrados) necessária à execução dos ensaios previstos;
  • Auditoria dos procedimentos e pessoal qualificado para a execução de inspeção dos processos especiais, como soldagens e ensaios não destrutivos;
  • Elaboração de relatório de visita completo, descrevendo todos os resultados obtidos, as ocorrências, irregularidades, divergências, ações corretivas e providências tomadas.

Considerando as etapas acima, a SGS oferece atendimento a inspeção considerando:

  • Inspeção do processo de fabricação
  • Inspeção do revestimento e análise de falhas
  • Inspeção dimensional
  • Revisão da documentação
  • Inspeção da qualidade dos produtos finais
  • Inspeção do acondicionamento e do carregamento
  • Inspeção de armazenamento e manuseio
  • Inspeção visual Inspeção de solda
  • Testemunho de testes presenciais

Inspeção de Fabricação Petrobras

Devido ao seu reconhecimento internacional e solido know-how, a Petrobras qualificou a SGS como Empresa para atender sua ET (Especificação Técnica -  ET-0000.00-0000-972-1AL-001) onde estabelece os requisitos mínimos da qualidade a serem atendidos por fornecedores que oferecem bens (das famílias de produtos críticos e estratégicos) para a PETROBRAS.

A Especificação Técnica em questão define que os bens corporativos utilizados no processo industrial da Petrobras, cuja falha ou falta possa colocar em risco a segurança das pessoas, instalações e ou do meio ambiente, ou ainda influir no desempenho operacional e ou comprometer a qualidade do produto final PETROBRAS deverão ser bens sujeitos à Inspeção de Fabricação. Neste sentido, o fornecedor do bem em questão deve emitir laudo atestando a conformidade do produto em relação aos requisitos contratuais.

As Empresas de Inspeção de 3º Parte obrigatoriamente deverão ser acreditadas para este tipo de prestação de serviço conforme ABNT NBR ISO 17020 Tipo A. 

O Organismo de Inspeção Acreditado (OIA) é responsável pela liberação do bem, através de emissão/aprovação do CLM. Importante salientar que a contratação do Serviço de Inspeção não exime a responsabilidade do fornecedor pela qualidade do bem fornecido, inclusive de itens adquiridos em subfornecedores. Toda e qualquer responsabilidade pelo planejamento e execução da Inspeção de Fabricação é sempre atribuída a um Organismo de Inspeção Acreditado (no caso a SGS).

As atividades mínimas de inspeção de fabricação são:

a) Análise e aprovação do Plano de Inspeção e Testes antes do início da fabricação;

b) Aprovação de documentos conforme previsto nos Requisitos da Qualidade; 

c) Verificação dos certificados da matéria-prima e registros da qualidade; 

d) Verificação durante a fabricação (mão de obra, métodos e processos de fabricação, controles e ensaios intermediários); 

e) Testemunho de testes hidrostáticos e/ou pneumáticos, funcionais e/ou de desempenho, quando aplicável; 

f) Execução da inspeção visual, testemunho do exame dimensional final e PMI quando aplicável; 

g) Verificação do data book e da documentação técnica; 

h) Emissão dos Registros de Inspeção; 

i) Identificação, preservação e embalagem. 

Conheça a Especificação Técnica Petrobras na íntegra