Skip to Menu Skip to Search Contate-nos Brazil Sites e Idiomas Skip to Content

Laboratório SGS é o único no Brasil credenciado pelo ZDHC para a realização de análises de químicos

O Programa ZDHC

A SGS é a única empresa credenciada pelo ZDHC para a realização de análises de químicos e efluentes em nossos laboratórios no Brasil.

O Programa ZDHC, Zero Discharge of Hazardous Chemicals, é uma colaboração entre marcas, afiliadas e associados dedicados a eliminar a utilização de substâncias químicas perigosas na indústria de calçados, produtos têxteis e vestuário, através da implementação de práticas responsáveis de gerenciamento de produtos químicos, visando o descarte zero dessas substâncias e o gerenciamento de resíduos, melhorando o bem-estar do meio ambiente e dos consumidores.

ZDHC MRSL: Guia de Conformidade

Uma das ferramentas desenvolvidas pelo programa ZDHC é a lista de substâncias restritas MRSL (Manufature Restricted Substance List). Este guia estabelece limites de concentrações aceitáveis para cada uma das substâncias químicas em fábricas que processam vestuário e calçados. A MRSL define que o uso dessas substâncias em formulações químicas no processo de manufatura dessas fábricas não deve ser intencional. O guia também auxilia as marcas e suas cadeias a encontrarem procedimentos que possam indicar se uma determinada formulação química está em conformidade com a ZDHC MRSL.

Por que é importante realizar os testes ZDHC MRSL?

Atualmente existem inúmeras restrições para substâncias químicas nos produtos acabados, mas infelizmente as legislações não restringem o uso de produtos químicos durante a manufatura. Por este motivo, as marcas têm se comprometido a verificar sua cadeia de suprimentos, de modo a provocar uma mudança no modo como os produtos químicos são gerenciados em toda a cadeia de suprimentos.

Os testes ZDHC MRSL podem ser utilizados para se obter um indicativo de conformidade das formulações químicas. Seus resultados ajudam a evitar que substâncias químicas perigosas presentes em matérias-primas entrem na linha de produção.

ZDHC:  Guia de Qualidade de Efluentes

Os guias publicados por diferentes marcas podem variar bastante, portanto é necessário unificar o guia para o monitoramento da qualidade dos efluentes, definindo metodologias e relatórios. Este guia inclui métodos analíticos e procedimentos de amostragem, com o objetivo de permitir que marcas e fornecedores compartilhem e consultem resultados. 

Devido às diferenças existentes entre fábricas, no que diz respeito a capacidade, conhecimento e prioridades estratégicas, o guia apresenta uma abordagem em três níveis para os limites de descarte de efluentes. Espera-se que os fornecedores executem um plano de melhoria contínua para que atinjam os seguintes níveis: Fundacional, Progressivo, Aspiracional.

Os parâmetros monitorados nos efluentes são classificados em duas categorias:

  • Parâmetros Convencionais
  • Parâmetros ZDHC MRSL

A Frequência de Monitoramento é semestral, através de relatórios completos, elaborados até 30 de abril e até 31 de outubro de cada ano, com pelo menos 3 meses de intervalo.

E fornecendo uma estrutura detalhada, o Plano de Análise e Amostragem, permite que os laboratórios atuem com serviços analíticos e de amostragem.

ZDHC: Laboratórios Credenciados no Brasil

Todos os laboratórios utilizados para análise de efluentes e Iodo para fins de envio de dados no Gateway ZDHC, devem ser previamente credenciados, garantindo consistência e qualidade nos dados de testes enviados. 

O credenciamento do ZDHC significa que o laboratório possui profissionais, equipamentos e processos para realizar análises em amostras de efluentes e iodo, mas não garante que, para qualquer amostra, os dados sejam aceitáveis: isso poderá ser assegurado somente através da realização de exames nas amostras de controle de qualidade associadas.

A SGS tem laboratórios credenciados pelo ZDHC para a realização de testes MRSL em produtos químicos. Através de nossa expertise global e atuação local, nossas soluções oferecem agilidade na realização de testes e entrega de relatórios, conformidade em todo processo de análises, e vantagem competitiva para o seu negócio. 

Entenda mais sobre a importância do ZDHC na indústria têxtil

CONTATE-NOS

+55 11 2664-9595