Skip to Menu Skip to Search Contate-nos Brazil Sites e Idiomas Skip to Content

A ISO 50001 é um esquema de certificação para sistemas de gestão de energia com foco na melhoria contínua da eficiência energética das organizações

A publicação da nova versão da ISO 50001:2018 em junho de 2018, foi a etapa final do processo de revisão da ISO 50001:2011, posicionando a nova versão da norma de sistemas de gerenciamento energético como parte dos esforços da organização para o desenvolvimento sustentável.

O que é ISO 50001?

A ISO 50001:2018 especifica requisitos avançados de eficiência energética para fornecer às empresas, o uso eficiente da energia, que se converterão em vantagens reais como economia de gastos e recursos, e o combate às mudanças climáticas.

Isso pode incluir pequenos passos, como a escolha de lâmpadas LED e aparelhos de baixo consumo de energia, ou esforços maiores, como a atualização do isolamento e da climatização.

Entenda o padrão da ISO para as organizações e veja como gerenciar seu desempenho energético.

Por que a certificação ISO 50001 é realmente importante?

A ISO 50001 é um padrão de conformidade global para ajudar as organizações no gerenciamento de energia. 

Baseada no modelo de sistema de gestão de melhoria contínua, também usado para outros padrões como a ISO 9001 ou a ISO 14001, a ISO 50001 contribui para a integração dos esforços gerais de uma organização que busca melhorar a qualidade e o impacto ambiental.

Para fornecer benefícios reais, a ISO 50001 estabelece um conjunto de requisitos focados na eficiência energética, com o objetivo de introduzir as melhores práticas de uso e consumo de energia em toda cadeia de produção, visando um melhor desempenho energético da organização. 

Ao obter a certificação para este padrão, sua organização acumulará alguns dos inúmeros benefícios da ISO 50001, incluindo:

  • Redução no consumo e custo de energia;
  • Redução no custo operacional;
  • Previsibilidade de custo;
  • Seguranca energética;
  • Modernização do equipamento;
  • Sustentabilidade;

Quais são as normas ISO 50001 publicadas e o que elas especificam?

A atualização da ISO 50001 é um fator importante para melhoria contínua na gestão energética.

As empresas que acompanham os novos requisitos poderão operar de maneira mais sustentável, obtendo economia de energia em toda cadeia de produção.

Mas afinal, você sabe quais são as versões da norma ISO 50001 já publicadas?

ISO 50001:2011

A primeira versão da ISO 50001, publicada em 2011, apresentou requisitos aplicáveis ao uso e consumo de energia, incluindo medição, documentação e relatórios, práticas de design e aquisição de equipamentos. Nesse sentido, a norma buscou:

  • Estabelecer um sistema de gerenciamento de energia;
  • Introduzir abordagem sistemática para melhoria contínua do desempenho energético;
  • Incluir eficiência energética, uso e consumo de energia;

ISO 50001:2018

Versão mais recente da norma, a ISO 50001:2018 apresenta uma nova e atualizada estrutura de requisitos para as organizações, permitindo:

  • Desenvolver uma política para um uso mais eficiente da energia;
  • Corrijir metas e objetivos para cumprir a política;
  • Usar os dados para entender melhor e tomar decisões sobre o uso de energia;
  • Medir os resultados;
  • Revisar quão bem a política funciona;
  • Melhorar continuamente o gerenciamento de energia;

Deseja se preparar para transição ISO 50001?

A SGS oferece soluções para transformar o relacionamento de seus clientes com energia, para que eles possam se concentrar em seus negócios principais.

Operamos durante todo o ciclo do processo de eficiência energética para o seu negócio: desde o projeto - auditoria técnica, definição de planos de desempenho e matriz de consumo mais adequada ao seu negócio.

Entre em contato

br.comercial.cbe@sgs.com

+55 11 3883 8800

SOBRE A SGS

A SGS é a empresa líder mundial em inspeção, verificação, testes, certificação e treinamentos. Reconhecida como referência global em qualidade e integridade, a SGS conta com mais de 94.000 funcionários e opera uma rede de mais de 2.600 escritórios e laboratórios em todo o mundo.