Skip to Menu Skip to Search Contate-nos Brazil Sites e Idiomas Skip to Content

Garantir que seus produtos estão em conformidade com os critérios de segurança de brinquedos, fornecerá vantagens competitivas reais para se destacar no mercado

Os padrões de segurança de brinquedos são constantemente atualizados em função da identificação de riscos associados.

Fabricantes, importadores e distribuidores precisam estar em conformidade com as regulamentações para demonstrar sua capacidade de garantir o uso seguro de seus produtos pelos pequenos e se destacar em um mercado altamente competitivo, permitindo que os consumidores comprem seus brinquedos com confiança.

A ampla experiência em testes da SGS ajuda as principais marcas e varejistas a garantir a qualidade e a segurança dos brinquedos, incluindo brinquedos infantis, itens recreativos e brinquedos elétricos.

O que é a certificação de Segurança de Brinquedos?

Para minimizar os riscos que podem conter nos brinquedos, o INMETRO determina algumas condições de segurança para brinquedos que são fabricados e comercializados no Brasil.

Obter a certificação de segurança de brinquedos garante que o produto passou por testes laboratoriais e está cumprindo todos os requisitos de segurança de brinquedos definidos pelas normas brasileiras.

Por que realizar a certificação de Segurança de Brinquedos?

Peças pequenas que se soltam com facilidade, pilhas acessíveis e a fraca resistência ao impacto são as falhas mais graves que precisam ser verificadas para atestar a segurança dos produtos infantis.

Além de ser obrigatória, ter a certificação de Segurança de Brinquedos garantirá que o produto atende os requisitos mínimos de segurança, indicando por exemplo, a faixa etária apropriada ao manuseio do brinquedo, com o objetivo de evitar acidentes.

Quais são as Normas de Segurança de Brinquedos?

Os testes para segurança de brinquedos baseiam-se nas mais recentes especificações de padrão introduzidas pela NBR 11786 e regulamentada pela Portaria Inmetro Nº 177, de 30 de novembro de 1998.

No Brasil, a certificação de brinquedos importados e nacionais é um dos modelos de certificação de caráter compulsório (obrigatório).

Os principais ensaios realizados com brinquedos são os seguintes:

  • Impacto / Queda - verifica o possível surgimento de partes pequenas, partes cortantes, pontas agudas ou algum mecanismo interno no brinquedo que possam ser acessíveis à criança;
  • Mordida - visa descobrir se a mordida gera partes pequenas quando arrancadas pela boca, pontas perigosas ou partes cortantes;
  • Tração - verifica se o surgimento de ponta perigosa funcional e o risco da criança cair sobre a ponta gerada;
  • Químico - analisa a presença de metais pesados, nocivos à saúde, nos produtos;
  • Inflamabilidade – verifica se o brinquedo entra em combustão rápida e o fogo se espalha pelo corpo da criança, caso a criança passe perto do fogo com o brinquedo;
  • Ruído – verifica se o nível de ruído do brinquedo está dentro dos limites estabelecidos na legislação;

Que tipos de brinquedos podem ser testados pela SGS?

  • Bichos de pelúcia;
  • Bonecas;
  • Jogos;
  • Jogos educativos;
  • Brinquedos movidos a pilha e/ou baterias;
  • Brinquedo com partes magnéticas;
  • Quebra-cabeças;
  • Brinquedos em alimentos;
  • Brinquedos de “andar”;
  • Brinquedos colecionáveis;
  • Livros que contenham brinquedos em seus acessórios;
  • Brinquedos “criativos” (arte);

Que tipo de empresa deve realizar os testes de brinquedos?

Fabricantes, importadores e distribuidores. É essencial para todo representante do setor entender os requisitos legais aplicáveis e garantir o controle da cadeia produtiva para atender à conformidade sem perder a competitividade.

Por que escolher a SGS?

Para dar suporte aos fabricantes nacionais e a importadores e distribuidores, a SGS oferece um amplo portfólio de soluções para segurança e qualidade de brinquedos com o objetivo de mitigar riscos ao consumidor final e garantir o acesso de seus produtos a todos esses mercados.

Nossos laboratórios estão estrategicamente localizados nas principais regiões produtivas do globo, acreditados pelas mais importantes agências reguladoras.

Aqui no Brasil somos acreditados pelo Inmetro, e nosso portfólio atende a todos os elos da cadeia produtiva com soluções customizadas para as necessidades de importadores, distribuidores e fabricantes.

ENTRE EM CONTATO

+55 11 2664 9595

SOBRE A SGS

A SGS é a empresa líder mundial em inspeção, verificação, testes, certificação e treinamentos. Reconhecida como referência global em qualidade e integridade, SGS conta com mais de 97.000 funcionários e opera uma rede de mais de 2.600 escritórios e laboratórios em todo o mundo.