O que procura?

Auditor da Qualidade: O que Faz e Qual o Perfil Necessário

November 24, 2019
World Map Showing Connections 1600px

O Gestor da Qualidade pode ser definido como o profissional responsável por acompanhar as etapas de produção e o resultado final dos produtos da empresa em que atua, visando, assim, garantir que estes estão de acordo com o que é previsto pelas normas e diretrizes gerais, tal como as da própria empresa.

O Auditor de Qualidade é o profissional responsável por garantir a conformidade de produtos e processos internos de uma organização, atestando, através de levantamentos e relatórios precisos, sua eficácia.

Para assegurar que tanto as normas gerais, quanto os regulamentos internos de cada companhia estão sendo respeitados e seguidos corretamente, o Auditor de Qualidade verifica, ainda, a aderência desses requisitos na prática, estudando melhorias que podem ser aplicadas no dia a dia para facilitar os processos.

O que faz um Auditor da Qualidade?

As principais funções de um Auditor de Qualidade são:

  • Checagem de procedimentos relacionados à qualidade;
  • Identificação de incompatibilidades e inconformidades;
  • Apresentação de providências alternativas para os problemas encontrados;
  • Acompanhamento das áreas auditadas para atestar a aplicação das mudanças recomendadas;
  • Avaliação de resultados após a implementação de novas táticas de abordagem;
  • Seleção e supervisão de novos Auditores de Qualidade;
  • Avaliação de processos de auditoria realizados por outros auditores;

Ao desempenhar esse papel, o Auditor de Qualidade dá à organização a segurança de que seus processos internos estão de acordo com o que as políticas de qualidade exigem, além de garantir que suas táticas estão sendo utilizadas com eficácia.

Como funciona o mercado de trabalho para o Auditor de Qualidade?

Para se manter ativo no mercado e fazer a diferença dento das companhias em que atua, o auditor de qualidade precisa estar em constante aprendizado, buscando sempre pelo aprimoramento de suas habilidades e, simultaneamente, se mantendo atualizado acerca das alterações nas normas de auditoria.

Desse modo, se tornar um especialista na área exige muito estudo e dedicação, pois, para fazer com que as empresas aprimorem cada vez mais os seus processos de qualidade internos, o profissional de auditoria também precisa buscar constantemente se adequar às novas táticas do mercado de trabalho, conhecendo novas abordagens, estudando a melhor forma de aplicá-las na prática e acompanhando esses passos.

Além disso, o mercado de trabalho também exige que os profissionais da área contem com habilidades como:

  • Planejamento estratégico: Elaboração de um plano de ação para que a implementação de novas táticas apresente bons resultados a curto, médio e longo prazo;
  • Conhecimento teórico: Total entendimento das normas que serão aplicadas, visando garantir a assertividade dos novos processos e a conformidade dos demais;
  • Comunicação efetiva: Transmissão de informações e troca de ideias e estratégias com a gestão de forma clara e pertinente, evitando ruídos que possam atrasar ou dificultar o processo de auditoria;
  • Foco: Atenção ao escopo da auditoria e às regras estabelecidas a serem seguidas durante o decorrer das atividades.

Por essas razões, esses os auditores de qualidade vêm fazendo a diferença nos últimos anos, sendo cada vez mais solicitados no mercado, tanto para a realização de auditorias internas, quanto externas (para entender as diferenças da auditoria interna e externa, leia também o nosso post explicativo).

E com o crescimento da área, cresce também o número de interessados buscando por maneiras de se especializar e entrar de vez no ramo, afinal, para atuar como auditor, o profissional deve possuir algumas certificações.

Qual é o curso necessário para ingressar na área de Auditor de Qualidade?

Atualmente, existem diversos cursos disponíveis para se tornar um especialista da área de auditoria de qualidade e possuir as certificações necessárias para atuar nas organizações.

A SGS Academy, referência no ramo da treinamento em auditoria, oferece diversas opções de cursos voltados especialmente para a formação de Auditores de Qualidade, com opções online e presencial. Veja alguns deles:

ENTRE EM CONTATO

Entre em contato hoje mesmo para descobrir como o treinamento pode apoiar seus negócios.

t: +11 3254 7833

  • SGS do Brasil Ltda.

Alameda Xingu, 512 - 19º andar,

Alphaville Industrial, 06455-030,

Barueri, São Paulo, Brasil