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Diferenças entre a Auditoria Interna e Externa

November 11, 2019
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A auditoria interna é o exame investigativo dos processos empresariais realizadas por um profissional próprio da organização, enquanto a auditoria externa é realizada por um profissional que não possui vínculos com a empresa. Entenda.

A principal finalidade de um processo de auditoria é examinar o modo como uma organização executa os procedimentos específicos de seu segmento. Assim, o auditor é responsável por garantir que o exercício desses procedimentos se dá de maneira segura e adequada de acordo com as normas.

De modo geral, podemos dizer que tanto a auditoria interna quanto a auditoria externa desempenham um papel muito similar dentro desse contexto, uma vez que possuem o mesmo objetivo. No entanto, apesar do objetivo em comum, existem diferenças que devem ser compreendidas.

Mas, afinal, quais características denotam um processo como auditoria interna ou auditoria externa? Para entender essa dinâmica, vamos iniciar conhecendo melhor cada auditoria e suas particularidades.

Auditoria interna

Uma das características básicas da auditória interna se dá pelo fato de que o seu processo é, obrigatoriamente, executado por um profissional qualificado que faz parte da empresa em que o mesmo está ocorrendo.

A empresa é responsável, então, por definir esse profissional da área para realizar a atividade. Como ele exige muita dedicação e atenção, o mais comum é que seja indicado à função o especialista da área dentro da empresa.

Além disso, a auditoria interna é comumente utilizada para a realização de checagens iniciais referentes a normas e regulamentações. Ou seja, para atestar o funcionamento de um processo, o auditor interno entra com o papel de verificar se todos os elementos que fazem parte dele seguem as normas e políticas da empresa e, em alguns casos, as normas exigidas pela legislação geral.

A auditoria interna também se destaca por atuar como uma espécie de consultoria dentro da empresa. Desse modo, o auditor interno fica não somente responsável por atestar a regulamentação dos processos, mas também de observar e apresentar quais aspectos podem ser melhorados.

Auditoria externa

Como o nome já denota, a auditoria externa se caracteriza como um processo de averiguação realizado por um auditor externo. Ou seja, nesse caso, a auditoria é realizada por um profissional independente que não possui vínculos com a empresa em questão.

Apesar do objetivo ser muito similar ao que se espera como resultado de uma auditoria interna, muitas empresas veem na auditoria externa uma possibilidade para trazer um especialista que ainda não faça parte da equipe para que sua visão referente aos processos internos venha de uma perspectiva totalmente nova.

Nesse caso, além de assegurar que os processos que estão sendo auditados seguem todas as normas necessárias, o auditor também deve estar ciente do quanto a empresa pode investir em tempo e recursos para aprimorar alguns outros pontos que o especialista considere que possam trazer resultados positivos.

No mercado, é comum que empresas de grande porte optem pela auditoria externa para garantir ainda mais a credibilidade do processo. Assim, levando em conta que a empresa e/ou o especialista que estão responsáveis pela auditoria não possuem nenhum tipo de vínculo com a empresa, é possível passar ainda mais credibilidade no que se refere à segurança dos processos da empresa, por exemplo.

Mas afinal, quais são as diferenças entre auditoria interna e auditoria externa?

De modo geral, então, é possível resumir a auditoria interna como a atividade de exame dos processos da empresa realizada por um profissional que já atua dentro da companhia, podendo se tratar de um contador, advogado ou engenheiro, por exemplo. Para isso, é necesário possuir conhecimento sobre as normas específicas ou ser treinado em uma norma como a formação de auditor ISO 9001 por exemplo, o que dará base para a execução da averiguação em questão.

Já a auditoria externa, realizada por um auditor independente, visa examinar as demonstrações contábeis, checar possíveis irregularidades e emitir um parecer para que a empresa possa tomar as devidas ações e precauções para se adequar ao que foi apresentado. Nesse caso, o auditor deve possuir a devida formação e os registros necessários para atuar na área, como já citado anteriormente.

Sendo assim, enquanto a auditoria interna visa, principalmente, aperfeiçoar processos e políticas internas já existentes subdividindo esse trabalho entre as áreas operacionais, a auditoria externa tem seu foco em aperfeiçoar esses pontos por meio da subdivisão do balanço patrimonial da empresa utilizando-se de informações comprobatórias.

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