Skip to Menu Skip to Search Contate-nos Brazil Sites e Idiomas Skip to Content

Comercializado globalmente, a ração para animais e aves desempenha um papel importante na cadeia de suprimento alimentar.

Projetado para ajudar as empresas a demonstrar seu compromisso com a qualidade, segurança, bem-estar animal e comércio internacional, a certificação de alimentos para animais é altamente regulamentada e baseia-se em três pilares:

  • Aspectos da qualidade (sistemas de gestão da qualidade, ISO 9001)
  • Legislação alimentar (requisitos da UE que abrangem vários requisitos, como rastreabilidade, monitoramento e segurança)
  • Boas práticas de fabricação (setor específico, HACCP, programas de pré-requisito)

Por que uma certificação Feed é importante para produtores de ração animal?

Aplicada a subprodutos do setor de processamento, a certificação de ração demonstra a segurança, a qualidade e a conformidade dos insumos.

Fornecer alimentos animais seguros com produtos nutritivos de alta qualidade ajudará os agricultores a criar animais de alta qualidade e alto rendimento que contribuam para o bem-estar econômico e nutricional das pessoas.

No momento em que a demanda global por alimentos está crescendo, o desafio para a indústria de alimentos para animais é não apenas aumentar a capacidade, os rendimentos e a produção, mas também garantir a segurança e a qualidade dos produtos.

Uma certificação Feed, ajudará os produtores a garantir à cadeia de suprimentos que o produto comercializado atende aos requisitos de bem-estar animal e aos regulamentos alimentares.

Esquemas de Certificação Feed

Milhares de empresas de alimentos já aceitaram o desafio da certificação de alimentos. Otimizando seu mercado para subprodutos, eles foram auditados nos principais esquemas de certificação de alimentos para animais. Esses incluem:

GMP +

Integra requisitos de gerenciamento de qualidade ISO, HACCP e outros elementos. Ele define condições relacionadas às instalações de produção de alimentos para animais, armazenamento, transporte, comércio etc.

O GMP + também define condições claras, para garantir a segurança e a sustentabilidade dos alimentos e os organismos de certificação podem realizar auditorias independentes. Um certificado GMP + fornece garantia adicional para todas as partes interessadas no setor internacional de ração.

FAMI-QS

O sistema de qualidade e segurança para ingredientes alimentares especiais e suas misturas. Abordando a segurança, a qualidade e a conformidade regulamentar dos ingredientes especiais para alimentos para animais e suas misturas, o FAMI-QS foi o primeiro código voltado para esse setor - e continua sendo seu único código certificável. FAMI-QS:

  • Minimiza o risco de ingredientes de ração especiais inseguros e suas misturas que entram na ração e na cadeia alimentar
  • Permite que os operadores implementem o Regulamento de Higiene Alimentar (183/2005 / EC)
  • Fornece medidas que ajudam a atender a outros requisitos regulatórios de segurança de alimentos para animais

EFISC

O EFISC é o código europeu de boas práticas para a fabricação industrial de matérias-primas seguras. Este código visa fornecer um esquema harmonizado e voluntário de garantia de segurança alimentar para a indústria de matérias-primas no mercado interno da UE. Ele orienta os fabricantes sobre como estabelecer e implementar seu próprio sistema de gerenciamento de segurança alimentar, de acordo com a legislação da UE e nacional, incluindo requisitos para um sistema de gerenciamento, controle de riscos, documentação, retirada e rastreabilidade.

O código contribui para práticas comerciais justas e para a livre circulação de matérias-primas no mercado da UE, além de aumentar a transparência e melhorar a eficiência e a confiança do cliente.

Prepare-se para o mercado de Ração Animal

A certificação de produtos destinados à cadeia de suprimentos de ração através dos esquemas GMP +, FAMI QS e EFISC melhora o acesso ao mercado, os preços e demonstra o compromisso com a segurança da ração.

Assim como as empresas de alimentos que ingressam na cadeia de suprimentos de alimentos para animais, também houve um aumento notável no número de empresas comerciais que se transformaram em processadores de alimentos para animais - mais uma vez, vemos negócios diversificando para otimizar a lucratividade.

Como a SGS pode ajudar você?

Apoiando a busca por melhor qualidade e aumentando o acesso aos mercados de alimentos para animais, podemos fornecer certificação aos esquemas de alimentação FAMI-QS, EFISC e GMP +. Com uma rede de 75 auditores em 60 países, oferecemos um serviço genuinamente mundial.

Como um terceiro independente, avaliamos e confirmamos que os fabricantes de alimentos e rações para animais possuem um sistema de gerenciamento para garantir que o produto esteja livre de contaminação por OGM.

ENTRE EM CONTATO

br.comercial.cbe@sgs.com

SOBRE A SGS

A SGS é a empresa líder mundial em inspeção, verificação, testes, certificação e treinamentos. Reconhecida como referência global em qualidade e integridade, a SGS conta com mais de 94.000 funcionários e opera uma rede de mais de 2.600 escritórios e laboratórios em todo o mundo.