Skip to Menu Skip to Search Contate-nos Brazil Sites e Idiomas Skip to Content

O solo nunca é uniforme em um campo, muito menos em uma fazenda ou região. Essa variabilidade afeta diretamente a condição da cultura.

Ao longo de qualquer estação de crescimento, as condições do solo mudam constantemente, impactadas pelo clima, padrões de produção agrícola e outras variáveis.

Ao mesmo tempo, as plantas que crescem no solo estão constantemente mudando e se adaptando a esse ambiente dinâmico - com raízes e brotos se expandindo nas áreas mais propícias ao crescimento.

Com esses desafios em vista, a técnica de amostragem georreferenciada, vem se tornando uma das ferramentas mais utilizadas na agricultura de precisão.

Uma avaliação do solo por meio de testes de amostragem irá ajudar a aumentar a rentabilidade do campo.

1º Passo: Coleta de Amostra

Independentemente de o plano de amostragem ser aleatório ou fazer parte de um sistema de gerenciamento de precisão, é necessário coletar e obter uma amostra limpa e representativa para obter resultados confiáveis.

Abaixo estão algumas práticas recomendadas de gerenciamento para obter amostras representativas para análise.

Amostragem do solo com amostrador manual

  • Os resíduos das culturas devem ser afastados para que a matéria orgânica do solo seja determinada com precisão.
  • Evite campos onde fertilizantes, esterco ou materiais de calagem foram aplicados recentemente.
  • Realize a amostra de campos na mesma época todos os anos para que as análises sejam mais comparáveis ao longo do tempo.

Amostragem de solo com mostrador hidráulico

  • A sonda ou o instrumento utilizado deve ser limpado completamente para remover todo o solo ou detritos residuais.
  • É necessário que o recipiente de amostragem esteja igualmente limpo para evitar qualquer contaminação. Recipientes de plástico ou aço inoxidável são preferíveis a outros materiais.
  • Resíduos, detritos e qualquer vegetação da superfície do solo no local da amostra devem ser removidos para que a medição seja correta.

Siga as instruções de submissão do laboratório de solo, usando os recipientes recomendados ou fornecidos pelo laboratório.

2º Passo: Testes de Solo - Seleção de um laboratório

Laboratórios analíticos competentes usam métodos padronizados rigorosos em ambientes controlados com padrões de qualidade; tudo isso é importante para dados confiáveis e comparáveis para tomada de decisão informada em campo.

Uma medição manual não substitui uma análise profissional de laboratório de testes devido ao risco de alta variabilidade.

Um bom relatório de teste de laboratório é um pequeno investimento comparado a demanda de investimento que seria realizado em fertilizantes e cal de uma operação.

3º Passo: Diagnóstico

É um fato. Verificar o status nutricional de toda uma cultura, é um desafio técnico e economicamente inviável na agricultura. Nesse contexto, utilizar a amostragem do solo, permitirá conhecer aspectos diversos como:

  • Avaliação dos níveis de pH, pH tampão, matéria orgânica, capacidade de troca catiônica, fósforo, potássio, cálcio, magnésio e saturação por bases
  • Avaliação de tecidos, propriedades do solo e condições de crescimento
  • Níveis críticos de nutrientes e as taxas de remoção para determinar o volume e a frequência da aplicação de fertilizantes em um campo

4º Passo: Aplique as melhorias

Estamos entrando em uma nova fase de precisão agrícola, na qual os sensores capacitam o agricultor a reagir rápida e dinamicamente para maximizar a produção e os insumos em relação ao desempenho da colheita.

Para obter bons resultados, os produtores devem gerenciar com eficiência os insumos de campo e, ao mesmo tempo, reduzir o risco de perdas de rendimento para maximizar a lucratividade temporada após temporada.

Levantar os parâmetros atuais da lavoura e investigar fatores diversos como índice de vegetação, é um processo imprescindível que permitirá orientar aplicações de fertilizantes e corretivos de solo em taxas variáveis, de acordo com as demandas apresentadas.

5º Passo: Acompanhe seu campo

Os fertilizantes são custos variáveis significativos na produção e ferramentas estão disponíveis para avaliar suas necessidades.

O serviço de amostragem de solo da SGS descreve as melhores práticas de gerenciamento de solo, para ajudá-lo a aumentar a eficiência da sua produção.

APROFUNDE-SE

O assunto agricultura de precisão é relevante para você?

Entre em contato

sgsunigeo.br@sgs.com

+55 62 3515 1115

SOBRE A SGS

A SGS é a empresa líder mundial em inspeção, verificação, testes, certificação e treinamentos. Reconhecida como referência global em qualidade e integridade, a SGS conta com mais de 97.000 funcionários e opera uma rede de mais de 2.600 escritórios e laboratórios em todo o mundo.