O que procura?

Gestor da Qualidade: O que Faz e Qual o Perfil Necessário

November 05, 2019
World Map Showing Connections 1600px

O Gestor da Qualidade pode ser definido como o profissional responsável por acompanhar as etapas de produção e o resultado final dos produtos da empresa em que atua, visando, assim, garantir que estes estão de acordo com o que é previsto pelas normas e diretrizes gerais, tal como as da própria empresa.

O Gestor da Qualidade pode ser definido como o profissional responsável por acompanhar as etapas de produção e o resultado final dos produtos da empresa em que atua, visando, assim, garantir que estes estão de acordo com o que é previsto pelas normas e diretrizes gerais, tal como as da própria empresa.

Garantindo que tanto a produção, quanto o produto, se adequam aos parâmetros de qualidade necessários, o Gestor da Qualidade também impacta direta e positivamente a satisfação do cliente, uma vez que o que virá a ser comercializado terá passado por uma análise para que não ofereça riscos e insatisfações ligadas a qualquer ação negativa imprevista.

Para obter esse padrão de qualidade, aumentando a confiança do consumidor e trazendo uma reputação positiva à companhia, o profissional que realiza o gerenciamento da qualidade dos produtos possui uma série de atividades que visam tornar a execução de seu trabalho ainda mais assertiva e eficaz.

  • Um curso de Gestão da Qualidade é relevante para você? Conheça a formação da SGS Academy para ser um Gestor da Qualidade

O que faz um Gestor da Qualidade?

As principais funções de um Gestor da Qualidade são:

  • Definição dos padrões de qualidade a serem considerados na auditoria de acordo com as normas gerais em somatória com as normas internas e expectativas da empresa;
  • Realização de análises observatórias e testes de funcionamento para aprovação de processos e produtos;
  • Levantamento de feedback do cliente para melhor compreender os principais pontos de insatisfação, trabalhando em uma estratégia para futuras melhorias, a curto, médio e longo prazo;
  • Identificação, mediante acompanhamento dos processos internos, de melhorias que podem ser realizadas na equipe e em seu modo de atuação;
  • Conferência e aplicação de todas as normas referentes à gestão de qualidade;

Com esses passos, realizando a auditoria adequada para o que a empresa necessita, o Gestor da Qualidade é capaz de identificar e corrigir falhas nos produtos, gaps na equipe e na produção, e, consequentemente, melhorar o desempenho do negócio e a qualidade da mercadoria final.

E para dar ainda mais certeza de que os resultados positivos serão alcançados, é essencial que esse profissional conte com um perfil que passe segurança à empresa para a qual está atuando. Sabendo disso, é muito importante compreender de que forma se adequar a esse perfil e se destacar na área.

Qual o perfil do Gestor da Qualidade?

As características comumente ligadas a uma carreira de sucesso no gerenciamento de qualidade, são:

  • Olhar analítico;
  • Facilidade de criação e interpretação de relatórios;
  • Conhecimentos matemáticos avançados para checagem de dados analíticos;
  • Boa visão para compreender as necessidades do cliente;
  • Facilidade de comunicação (tanto interna, para se direcionar à equipe, quanto para recolher feedbacks externos de clientes e parceiros);

Como funciona o mercado de trabalho para o Gestor da Qualidade?

Antes de tudo, é preciso ter em mente que o mercado de trabalho exige alguns requisitos para que um profissional possa se adequar à função de gestão de qualidade.

É necessário comprovar, entre outras coisas, experiência com controle de qualidade e gestão de projetos. Além, é claro, de possuir as certificações necessárias para atuar na auditoria das normas que estarão sendo colocadas em prática.

Além disso, para se destacar na área, o Gestor da Qualidade deve saber ligar a sua expertise no assunto a um excelente perfil de liderança, uma vez que precisará fazer com que o time que compõe a empresa trabalhe em conjunto para a obtenção de mudanças e resultados.

Mas afinal, existe um Curso para ser um Gestor da Qualidade?

Atualmente, existem diversos cursos disponíveis para se tornar um gestor de qualidade e possuir as certificações necessárias para atuar nas organizações.

A SGS Academy conta com cursos para especialização em Gestor da Qualidade e, além deles, mais uma série de treinamentos na área, para quem deseja estudar e se manter atualizado com as normas de qualificação específicas para cada tipo de auditoria.

Para conhecê-los e saber mais sobre certificados, carga horária e outras informações, basta acessar o site da SGS Academy.

ENTRE EM CONTATO

Entre em contato hoje mesmo para descobrir como o treinamento pode apoiar seus negócios.

t: +11 3254 7833

  • SGS do Brasil Ltda.

Alameda Xingu, 512 - 19º andar,

Alphaville Industrial, 06455-030,

Barueri, São Paulo, Brasil