O que procura?

Diferenças entre a ISO 9001 e ISO 14001

November 17, 2019
World Map Showing Connections 1600px

Essenciais para garantir um sistema de qualidade eficaz dentro das empresas, as normas ISO 9001 e ISO 14001 têm se tornado cada vez mais relevantes, tanto para os profissionais que pretendem atuar na área de auditoria, quanto para quem busca a certificação.

Essenciais para garantir um sistema de qualidade eficaz dentro das empresas, as normas ISO 9001 e ISO 14001 têm se tornado cada vez mais relevantes, tanto para os profissionais que pretendem atuar na área de auditoria, quanto para quem busca a certificação.

Devido aos resultados e benefícios da implementação de ambos os sistemas, a busca no mercado tem crescido. No entanto, muitos gestores ainda possuem dúvidas sobre suas funcionalidades, objetivos, e, principalmente, a diferença entre cada uma delas.

Para entender como cada um desses sistemas se aplica no contexto de uma companhia, tal como suas particularidades, separamos tudo que você precisa saber sobre eles, e, é claro, suas principais diferenças.

ISO 9001 - Sistema de Gestão da Qualidade

A norma ISO 9001 é responsável por estipular as diretrizes e necessidades de uma empresa no que se refere à implementação de um sistema de gestão de qualidade. Desse modo, pode-se dizer que o principal objetivo desse sistema é garantir a qualidade das operações de negócio, principalmente no que diz respeito à comunicação direta com o cliente.

Durante a sua implementação, a ISO 9001 possui como base oito princípios de gestão de qualidade, desenvolvidos especialmente para atender às necessidades do cliente e das demais partes interessadas, uma vez que as principais mudanças devem ocorrer nesse âmbito. São eles:

  • Foco no cliente
  • Liderança
  • Envolvimento das pessoas
  • Abordagem de processos
  • Contexto organizacional
  • Melhoria contínua
  • Tomada de decisões baseada em fatos
  • Raciocínio baseado em riscos

Seguindo esses princípios, a empresa não apenas potencializa sua capacidade de satisfação ao cliente, focando em todos os pontos necessários para melhorar o seu desempenho, trazendo resultados a curto e longo prazo, mas, consequentemente, aumenta a qualidade do serviço prestado e credibilidade no seu ramo de atuação.

Sendo assim, a ISO 9001 pode ser definida, essencialmente, como uma norma desenvolvida para atuar como um sistema de controle de qualidade, visando garantir que a comunicação com o cliente, a qualidade do produto e/ou serviço e demais fatores correlacionados estejam sendo executados da melhor maneira possível.

ISO 14001 - Sistema de Gestão Ambiental

Já a norma ISO 14001, apesar de possuir objetivos similares no que se refere à garantia de qualidade, foca em um nicho específico: o meio ambiente.

Sendo assim, a ISO 14001 tem como foco estipular as diretrizes e necessidades especificamente voltadas aos processos que envolvem o sistema de gestão ambiental.

Dessa forma, ela garante que as medidas ambientais da empresa estão funcionando corretamente, por exemplo, no que se refere aos materiais utilizados dentro da empresa.

Seja qual for o segmento da companhia em questão, uma análise desse tipo pode contribuir mais do que se imagina, tanto para garantir que os materiais utilizados ali estão de acordo com as regularidades do que prevê o sistema ISO 14001, quanto para desenvolver uma melhor estratégia que foque na diminuição da poluição ao meio ambiente.

Sabendo disso, fica fácil compreender a razão pela qual esses dois sistemas são tão importantes e possuem um impacto tão positivo após serem implementados na empresa.

ISO 9001 e ISO 14001: Principal diferença

Como vimos, esses dois sistemas possuem suas particularidades e objetivos que fazem com que sua implementação ocorra em contextos diferentes.

Pode-se dizer que cada uma dessas ISOs existe para atender a um setor diferente da empresa. Sendo assim, a principal diferença entre elas se dá justamente nesse ponto: enquanto a ISO 9001 atua principalmente na qualidade dos processos e operações do negócio, a ISO 14001 atua na garantia da qualidade ambiental.

Por isso, por se tratarem de objetivos diferentes, é preciso que estratégias diferentes sejam traçadas. Ou seja, antes de se certificar em um desses sistemas, é essencial que haja uma análise de objetivos para escolher o que melhor atende às expectativas da empresa.

Implementação dos sistemas: Como deve ocorrer?

Assim como qualquer grande mudança, o ideal é que a adaptação ocorra pouco a pouco. Para isso, independentemente de estarmos falando da ISO 9001 ou da ISO 14001, é de extrema importância contar com profissionais certificados e experientes para garantir o sucesso da implementação.

Com o acompanhamento de um gestor ou outro membro de confiança, o auditor terá o papel de, antes de tudo, identificar os possíveis riscos para que seja possível estudar a melhor maneira de solucioná-los, tal como as medidas de melhoria.

Preciso de um certificado da ISO 9001 e ISO 14001, e agora?

E para não ter dúvidas na hora de implementar os sistemas ISO na empresa e optar pela estratégia que trata os melhores resultados, a SGS está preparada para te oferecer todo o auxílio necessário nesse processo.

Seja qual for a escolha da sua empresa, a SGS conta com especialistas capacitados e prontos para te atender e garantir ainda mais sucesso e credibilidade no mercado. Para saber mais, entre em contato com um de nossos especialistas e tire as suas dúvidas para encontrar o auditor que melhor atende às expectativas do seu negócio.

Seja para garantir a certificação da ISO 9001, ISO 14001, ou até mesmo de ambas, nossos auditores te darão o suporte necessário para a análise, elaboração de estratégia e implementação das melhores práticas.

SOBRE A SGS

A SGS é a empresa líder mundial em inspeção, verificação, testes, certificação e treinamentos. Reconhecida como referência global em qualidade e integridade, a SGS conta com mais de 94.000 funcionários e opera uma rede de mais de 2.600 escritórios e laboratórios em todo o mundo.

  • SGS do Brasil Ltda.

Alameda Xingu, 512 - 19º andar,

Alphaville Industrial, 06455-030,

Barueri, São Paulo, Brasil