Skip to Menu Skip to Search Contate-nos Brazil Sites e Idiomas Skip to Content

A rastreabilidade agrícola permite aos produtores monitorar todas as fases de produção e obter coletas de amostra do solo para tomar decisões com mais segurança, reduzindo perdas e custos.

Na agricultura de precisão, tão importante quanto contar com tecnologias avançadas para o mapeamento detalhado do campo, é preciso se certificar de que os processos realmente sejam utilizados nos locais que foram definidos para a análise.

Mas como garantir isso? Por meio de ferramentas de rastreabilidade. Elas permitem registrar e monitorar as etapas de mapeamento e coleta de amostras do solo.

A SGS Unigeo oferece o GPS para Agricultura de Precisão, uma solução tecnológica e eficaz de rastreabilidade para ajudar produtores no monitoramento do plantio.

Com o apoio de um mapa digitalizado é realizada a coleta de amostras no solo em pontos previamente determinados por meio de um software específico. A coleta, realizada conforme o estabelecido, evita riscos de fornecer ao produtor uma análise que não corresponde à área que precisa ser avaliada. Essa total confiabilidade proporcionada nos resultados das análises ajuda o produtor a tomar decisões com mais segurança, reduzindo perdas e custos.

Quer saber como a rastreabilidade agrícola pode ajudar na segurança do plantio?

A rastreabilidade de alimentos na agricultura permite que produtores do campo acompanhem em tempo real cada etapa da produção de seus produtos agrícolas e apliquem rapidamente ações corretivas, quando algo der errado, diminuindo a chance de falhas e garantindo maior segurança alimentar.

Aprofunde-se nas soluções de rastreabilidade de alimentos e veja como essa solução pode ajudar produtores e toda cadeia de fornecimento na segurança do plantio e verificação de segurança alimentar.

  • Obtenha uma visão geral dos sistemas de rastreabilidade de alimentos
  • Conheça todos os padrões de qualidade já publicados
  • Veja como realizar a agricultura de precisão

Relacionados: Soluções de agricultura de precisão para um plantio eficaz

O que são os sistemas de rastreabilidade de alimentos e pra que servem?

Os sistemas de rastreabilidade de alimentos são ferramentas que permitem monitorar e acompanhar a movimentação de alimentos por estágios de produção, processamento e distribuição.

A implementação de um sistema eficaz de rastreabilidade melhora a capacidade de verificar a segurança e conformidade de qualidade dos produtos agrícolas e de toda cadeia alimentar

Nesse sentido, torna-se possível obter visibilidade das informações relevantes e gerenciar melhor os riscos para uma reação rápida a emergências, recalls e retiradas.

Por que a rastreabilidade é tão importante?

A rastreabilidade de alimentos é uma das cinco principais tendências de alimentos em 2019 , de acordo com a IFIC (International Food Information Council Foundation).

“Os consumidores querem saber como a comida é produzida, de onde veio e a qualidade dos ingredientes. Eles também têm perguntas mais amplas sobre sustentabilidade ambiental e muitos buscam marcas alinhadas com seus valores sociais mais amplos. ”- IFIC

Nesse sentido, todas as parte envolvidas nesse processo, podem ser protegidos ou beneficiados por um sistema de rastreabilidade: 

  • Para segurança pública: Trata-se de reduzir a incidência de fraude alimentar, bem como a adulteração não intencional ou intencional; manejo de doenças; e emergências ambientais;
  • Para as empresas: Trata-se de gerenciamento e mitigação de riscos - redução do impacto de recalls e redução de custos de responsabilidade;
  • Para a cadeia de suprimentos: As eficiências estão relacionadas à produtividade; melhorias no fluxo de caixa; inovação; e reduzindo o desperdício;
  • Para os consumidores: Trata-se de acesso a mercados e alimentos especiais; e aprimorando ou fortalecendo a confiança da marca;

Aprofunde-se

O assunto rastreabilidade agrícola é relevante para você?

  • A SGS oferece treinamento agrícola para produtores focado no aprimoramento do plantio. Clique e conheça.
  • Para ajudar as empresas na gestão da segurança alimentar, a SGS oferece soluções com base na ISO 22000. É só clicar e acessar.

Entre em contato conosco para obter mais detalhes: sgsunigeo.br@sgs.com

Sobre a SGS

A SGS é a empresa líder mundial em inspeção, verificação, testes, certificação e treinamentos. Reconhecida como referência global em qualidade e integridade, a SGS conta com mais de 97.000 funcionários e opera uma rede de mais de 2.600 escritórios e laboratórios em todo o mundo.

Entre em contato conosco para fazer uma pergunta, fornecer feedback ou relatar um problema.