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Quando se fala em controle de qualidade é preciso planejar uma estrutura específica, com funções e ações bem definidas.

O que é Controle de Qualidade?

O controle de qualidade é uma das principais medidas, adotada por uma empresa,  para garantir  que um produto ou serviço cumpre os requisitos da qualidade.

Em todo o mundo, existem entidades que regulamentam o controle da qualidade, seguindo a legislação de cada país, sendo a ISO, (International Organization for Standardization), Organização Internacional de Estandardização ou padronização, uma das mais influentes.

Quando se fala em sistemas para controle de qualidade, a certificação ISO 9001 é um dos títulos mais importantes, pois estabelece um sistema de gestão que leva em consideração uma série de requisitos que uma empresa deve adotar para normatizar o controle da qualidade.

Como Controlar a Qualidade

Para implementar um controle de qualidade efetivo na sua empresa é fundamental tomar algumas ações para consolidar a cultura na empresa. Confira:

Padronização

O primeiro passo para implementar um controle de qualidade na sua empresa é a padronizar os procedimentos.  A ausência de processos claros na gestão da qualidade de uma empresa, pode comprometer a satisfação do cliente, que espera um mesmo padrão de consumo de produtos e atendimento.

Para lidar com esse desafio, uma empresa deve buscar melhorar a execução operacional e estabelecer padrões de qualidade, para que toda operação seja realizada de maneira uniforme, independentemente da pessoa que esteja executando.

Assim, será possível identificar as práticas com resultados eficientes ou insatisfatórios.

Inspeção de Qualidade

Realizar uma inspeção é um componente importante para o controle de qualidade, onde o produto físico é examinado (ou os resultados finais de um serviço são analisados).

Os inspetores de produtos receberão listas e descrições de defeitos inaceitáveis do produto, como rachaduras ou manchas na superfície, por exemplo.

A qualidade dos resultados está em risco se algum desses aspectos for deficiente de alguma forma.

Tratamento de Não Conformidades

Um sistema de controle de qualidade eficiente ajuda as organizações a lidar com não conformidades e até mesmo reduzi-las.

Uma não conformidade ocorre quando um produto não atende requisitos de qualidade pré-determinado, ou seja, está fora do padrão esperado.

Nesse sentido, um sistema de gestão de qualidade baseado na ISO 9001, busca definir procedimentos que especificam o que acontece com produtos que não estão conformes, bem como quais medidas devem ser adotadas para prevenir a reincidência de ocorrências do tipo.

Certificados e normas de Qualidade

  • ISO 9001 para sistemas de gestão da qualidade (aplicável a todos os negócios);
  • FSSC 22000 para segurança de alimentos (aplicável a negócios da indústria de alimentos);
  • HACCP para análises de perigos e pontos críticos de controle na indústria de alimentos (aplicável a negócios da indústria de alimentos);

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