O que procura?

3 tipos de Inspeção de Qualidade para Empresas

December 25, 2019
World Map Showing Connections 1600px

Neste artigo exploramos o que é inspeção de qualidade e quando ocorrem normalmente (antes, durante e após a produção).

Neste artigo exploramos o que é inspeção de qualidade e quando ocorrem normalmente (antes, durante e após a produção).

Abordaremos também, os tipos de inspeção de qualidade mais utilizados pelos compradores para verificar a qualidade dos produtos recebidos.

As organizações que desejam realizar uma inspeção de qualidade devem entrar em contato com a SGS:

O que é uma inspeção de Qualidade?

A inspeção de qualidade é um conceito usado para descrever a atividade que busca examinar, verificar, medir e testar um produto de acordo com os requisitos especificados, a fim de estabelecer se a conformidade é alcançada ou não.

O termo inspeção de qualidade refere-se a verificação de produtos, ao contrário de uma auditoria de qualidade por exemplo, que analisa tanto o processo, quanto os sistemas que envolvem a fabricação.

O agente de inspeção de qualidade, também conhecido como operador de inspeção de qualidade ou simplesmente inspetor, geralmente usa uma lista de verificação pré-estabelecida com base na especificação do produto.

Os produtos podem, por sua vez, ser inspecionados em diferentes momentos da linha produção, como no estágio inicial, durante ou após a produção.

Quem pode verificar os produtos?

Os 3 tipos mais comuns de Inspeção de Qualidade

Existem 3 tipos de inspeção de qualidade que podem ser usados por compradores para garantir a qualidade dos produtos recebidos pelo seus fornecedores.

Cada empresa deve escolher as soluções que melhor atendem suas necessidades.

Inspeção Pré Produção (Inspeção Inicial de Produção)

  • O que é: A inspeção pré produção é um tipo de inspeção realizada inicialmente nos insumos e matérias primas que serão utilizadas na fabricação de um determinado produto.
  • Como ocorrem: Uma amostra aleatória dos insumos podem ser inspecionados visualmente ou são enviados para laboratórios de testes. Nesse caso, uma empresa pode definir quais são as entradas aceitáveis para garantir a qualidade do produto final.
  • Vantagem: Aumentam o controle de qualidade dos insumos introduzidos na cadeia de produção e reduzem riscos associados a recalls, perdas e defeitos.

Inspeção Durante (“Inspeção em Linha” ou “Em Processo”)

  • O que é: A inspeção em linha é um tipo de verificação que ocorre durante o processo de fabricação para que as empresas tenham maior capacidade de identificar erros e garantir a qualidade em todos os produtos.
  • Como ocorrem: Durante a fabricação, os primeiros produtos que saem da linha podem ser verificados para que uma empresa possa obter um relatório de qualidade em uma amostra representativa, descobrindo se esses produtos alcançar o padrão de qualidade estabelecido para o produto.
  • Vantagem: Possibilita à empresa identificar defeitos e corri-los de maneira rápida, evitando custos com a perda de toda a produção.

Inspeção Pós Produção (Inspeção Final ou Pré-Embarque)

  • O que é: A inspeção final é um tipo de verificação que ocorre nos produtos acabados, para que a empresa analise a qualidade de tudo o que foi produzido.
  • Como ocorre: Após a fabricação, uma amostra aleatório dos produtos finais podem ser coletadas para verificar se atendem aos padrões de qualidade previamente estabelecidos. A contagem dos produtos e a quantidade armazenada em lote, podem fazer parte desse processo, quando uma empresa está exportando produtos.
  • Vantagem: Garantem resultados mais confiáveis, pois são realizadas nos produtos finais, indicando que passaram por todas as etapas da produção, sem perder a qualidade esperada.

Leitura extra >> Se você quiser aprender ainda mais sobre o controle de qualidade, leia nossos conceitos básicos detalhados sobre controle de qualidade, postados aqui. Para ler mais sobre inspeções de qualidade, confira o que AQL significa em termos simples.

ENTRE EM CONTATO

Entre em contato e descubra como podemos apoiar seus negócios.

t: +11 3254 7833

SOBRE A SGS

A SGS é a empresa líder mundial em inspeção, verificação, testes, certificação e treinamentos. Reconhecida como referência global em qualidade e integridade, a SGS conta com mais de 94.000 funcionários e opera uma rede de mais de 2.600 escritórios e laboratórios em todo o mundo.

  • SGS do Brasil Ltda.

Alameda Xingu, 512 - 19º andar,

Alphaville Industrial, 06455-030,

Barueri, São Paulo, Brasil