O que procura?

Falhas Mecânicas de Fadiga

July 16, 2020
World Map Showing Connections 1600px

Você sabia que a fadiga é a principal causa raiz em falhas mecânicas de máquinas e equipamentos?

Representando um percentual de 80% a 90% a fadiga é considerada uma das principais causas de falha mecânica em máquinas e equipamentos.

Segundo a norma ASTM, esse fenômeno pode ocorrer em quase todas as categorias de materiais que foram submetidos a cargas cíclicas tratando-se de um processo progressivo que causa modificações estruturais permanentes que após determinados ciclos podem culminar em trincas e fraturas e até mesmo ao rompimento total do componente dependendo das tensões que foram aplicadas ao material.

O que são as falhas mecânicas de Fadiga?

A fadiga de um componente possui uma fratura típica que em alguns casos pode ser identificada a olho nu quando deixa trincas conhecidas como “marcas de praia” que são algumas estrias expostas nas superfícies dos materiais.

Quando analisado em laboratório, um material fadigado conta com análises mais detalhadas considerando ciclo de vida, temperatura de operação, exposição a corrosão, tensão média, limite de escoamento, limite de ruptura, perda granular do material dentre outros fatores.

Desde o século XIX, o termo “fadiga” ganhou força quando o engenheiro alemão August Wöhler resolveu analisar a falha de eixos em um grande numero de vagões ferroviários submetendo-os a ensaios de carregamentos alternados até falharem descobrindo assim que o erro era devido a quantidade de ciclos de tensão que o material era exposto ao longo do tempo.

As falhas por fadiga, além de, muito comuns se tornaram uma realidade na indústria 4.0 causando não apenas impactos técnicos, mas econômicos a maioria das empresas. Cada vez que uma máquina deixa de operar por uma falha não prevista e há necessidade de imobilização de uma planta temos prejuízos altíssimos. Não podemos deixar de citar os perigos físicos de uma falha de equipamentos que muitas vezes compromete a segurança do time operário custando vidas humanas.

A melhor forma de prevenir e identificar as falhas por fadiga é manter as manutenções preditivas e preventivas em dia, seguir todas as normas de segurança e contar com a parceria de empresas sérias e idôneas como a SGS.

Previna as falhas mecânicas de fadiga com a ajuda da SGS

O laboratório industrial da SGS localizado em Piracicaba possui uma ampla estrutura tecnológica e expertise profissional que podem contribuir com a segurança das operações de empresas de segmentos distintos, garantindo o funcionamento adequado de máquinas e equipamentos, realizando ensaios, inspeções, manutenções garantindo assim a integridade de sua empresa.

ENTRE EM CONTATO

Entre em contato com a SGS e descubra como podemos apoiar seu negócio.

t: +55 11 3883 8880

SOBRE A SGS

A SGS é a empresa líder mundial em inspeção, verificação, testes, certificação e treinamentos. Reconhecida como referência global em qualidade e integridade, a SGS conta com mais de 94.000 funcionários e opera uma rede de mais de 2.600 escritórios e laboratórios ao redor do mundo.

  • SGS do Brasil Ltda.

Alameda Xingu, 512 - 19º andar,

Alphaville Industrial, 06455-030,

Barueri, São Paulo, Brasil