O que procura?

Avaliação da conformidade para fios, cabos e cordões flexíveis elétricos, plugues e tomadas e interruptores para instalações elétricas. Como isso impacta você?

September 14, 2020
World Map Showing Connections 1600px

Para quem deseja comercializar é necessário a certificação INMETRO, mas e para quem compra? Como que a certificação impacta o consumidor final e qual a sua importância?

Antes do produto ser colocado a venda, existe todo um processo a ser seguido, que se inicia desde todo o processo de fabricação do produto, procedimentos, testes e certificações. O solicitante/fabricante deve obrigatoriamente seguir uma série de regulamentos do INMETRO para atender requisitos mínimos de segurança para estes produtos. Entenda um pouco mais sobre eles:

  • Portaria INMETRO n° 640:2012

Estabelece requisitos para o Programa de Avaliação da Conformidade para fios, cabos e cordões flexíveis elétricos, com foco na segurança, através do mecanismo de certificação, atendendo ao Regulamento Técnico da Qualidade (RTQ) para fios, cabos e cordões flexíveis elétricos, com o objetivo de reduzir o risco decorrente da utilização do produto.

  • Portaria INMETRO n° 234:2008

Estabelece critérios para o Programa de Avaliação da Conformidade de interruptores para instalações elétricas fixas domésticas e análogas, com foco na segurança, através do mecanismo de certificação compulsória, atendendo aos requisitos da norma ABNT NBR NM 60.669-1:2004 visando maior proteção do cidadão e das instalações elétricas.

  • Portaria INMETRO n° 085:2006

Estabelece os critérios para o Programa de Avaliação da Conformidade para Certificação de Plugues e Tomadas para uso doméstico e análogo, atendendo os requisitos da Norma ou Regulamento relacionados em Documentos Complementares, visando a segurança do usuário.

Mesmo os produtos do dia a dia, devem passar por verificações rigorosas para garantir a segurança para quem vende e para quem irá comprar os produtos. Caso a avaliação da conformidade não fosse de obrigatoriedade para quem deseja comercializar, estes produtos poderiam chegar na casa do consumidor final, apresentando uma série de falhas e riscos à segurança, como:

  • Pinos de tomadas em tamanho divergentes;
  • Cabos e fios que poderiam não resistir as condições de uso diárias;
  • Falha de resistência nas condições de uso prevista.

Causando assim o risco de choque elétrico e no caso de um curto-circuito, até mesmo um incêndio.

Como é realizada a avaliação da conformidade?

O solicitante deve entrar em contato com um Organismo de Certificação de Produtos (OCP) acreditado pela CGCRE. Após a análise da solicitação o Organismo de Certificação programa a realização de Auditorias e coleta de amostras na fábrica, para a realização de todos os ensaios necessários conforme cada material e necessidade.

Periodicamente são realizadas avaliações de acompanhamento, para averiguar possíveis mudanças no processo de fabricação destes produtos ou eventuais denúncias.

O que a SGS pode fazer por você?

A SGS como um Organismo de Certificação de Produto (OCP) acreditado pela CGCRE, está apta a conduzir os processos de certificação de acordo com os regulamentos aplicáveis.

Nossa equipe local conta com uma série de especialistas preparados para conduzir e responder as suas expectativas.

Entre em contato conosco em caso de dúvidas

Consumer, Goods & Retail
t: +55 11 3883 8880

  • SGS do Brasil Ltda.

Alameda Xingu, 512 - 19º andar,

Alphaville Industrial, 06455-030,

Barueri, São Paulo, Brasil