O que procura?

BREXIT - O QUE ACONTECERÁ COM OS REQUISITOS DE SUBSTÂNCIAS RESTRITAS PARA PRODUTOS ELETROELETRÔNICOS?

October 14, 2020
SG 14320 Phone

O governo do Reino Unido publicou orientações para produtos manufaturados, importados e exportados colocados no mercado do Reino Unido após o término dos acordos de transição do Brexit em 31 de dezembro de 2020.

O Reino Unido (UK) deixou a União Europeia (UE) em 31 de janeiro de 2020 e as disposições transitórias terminam em 31 de dezembro de 2020. Recentemente, o Reino Unido publicou orientações sobre a colocação de produtos manufaturados no mercado na Grã-Bretanha (Inglaterra, País de Gales e Escócia) a partir de 1º de janeiro de 2021.

A partir de 1º de janeiro de 2021, a marca UKCA (Avaliação de Conformidade) será a marca de avaliação de conformidade para a Grã-Bretanha para produtos eletroeletrônicos que estão atualmente sujeitos à marcação CE. Foi concedido um período de transição de 1 ano - a marca CE será aceita no Reino Unido até 1º de janeiro de 2022, exceto para dispositivos médicos, equipamentos aeroespaciais, produtos que requerem ecodesign e rotulagem energética e etc. Após esta data, a marca UKCA deve ser utilizada para produtos colocados no mercado britânico. A marca UKCA não será reconhecida no mercado da UE e, portanto, a marcação CE ainda é uma obrigação para os produtos que exigem a marcação CE para serem vendidos na UE.

MARCA UKCA

O procedimento de avaliação de conformidade para a marca UKCA é basicamente o mesmo que a marca CE, exceto que:

O representante autorizado ou pessoa responsável (se houver) na UE não seria mais reconhecido a partir de 1º de janeiro de 2021 e um representante autorizado ou pessoa responsável com base no Reino Unido será atribuído à marca UKCA.

O organismo de avaliação de conformidade para a marca UKCA deve ser aprovado pelo Reino Unido, enquanto para a marcação CE deve ser realizado por qualquer organismo de avaliação de conformidade CE.

A Declaração de Conformidade do Reino Unido é um documento que deve ser elaborado para a maioria dos produtos que ostentam a marca UKCA. Os requisitos para a declaração de conformidade do Reino Unido são basicamente os mesmos que a declaração de conformidade da UE, exceto que a legislação relevante do Reino Unido deve ser listada, e as normas designadas do Reino Unido devem ser listadas em vez das citadas no Jornal Oficial da UE.

A marca UKCA deve ser aplicada a todos os produtos eletroeletrônicos que atualmente possuem a marca CE. Para outros requisitos de substâncias restritas, como REACH, POPs e materiais em contato com alimentos etc., atualmente o Reino Unido não tem nenhum plano para divergir os requisitos de substâncias restritas da UE. A tabela abaixo mostra a legislação correspondente da UE e do Reino Unido sobre requisitos comuns de substâncias restritas.

Legislação da UE e do Reino Unido sobre requisitos de substâncias restritas.

LEGISLAÇÃO DA UELEGISLAÇÃO DO REINO UNIDO
Restrição do uso de certas substâncias perigosas em equipamentos eletroeletrônicos (RoHS) 2011/65 / UE e alteração (UE) 2015/863 (Marcação: Marca CE)A Restrição do Uso de Certas Substâncias Perigosas em Regulamentos de Equipamentos Eletroeletrônicos de 2012 (conforme emenda) (Marcação: Marca UKCA)
Regulamento REACH (EC) No. 1907/2006 e suas alteraçõesO REACH Enforcement Regulations 2008 (conforme alterado)
Regulamento POPs (CE) nº 2019/1021 e suas alteraçõesRegulamentos de Poluentes Orgânicos Persistentes de 2007 (conforme emenda)
Diretiva de bateria 2006/66 / EC e sua emenda 2013/65 / EUOs Regulamentos de Baterias e Acumuladores (Colocação no Mercado) de 2008 (conforme alterado) e os Regulamentos de Resíduos de Baterias e Acumuladores de 2009 (conforme alterado)
Diretiva de Embalagem 94/62 / ECRegulamentos de embalagem (requisitos essenciais) de 2015
Diretiva WEEE 2012/19 / EU e suas emendasRegulamentos de Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos de 2013 (conforme alteração)
Regulamento (CE) Nº 1935/2004 Materiais e artigos destinados a entrar em contato com alimentos e regulamentos sob o (CE) Nº 1935/2004Os Materiais e Artigos em Contato com Regulamentos de Alimentos (Inglaterra) de 2012 (conforme emenda)

ENTRE EM CONTATO

Entre em contato com nossa equipe e descubra como podemos apoiar o seu negócio.

t: +55 11 3883 888

SOBRE A SGS

A SGS é a empresa líder mundial em inspeção, verificação, testes, certificação e treinamentos. Reconhecida como referência global em qualidade e integridade, a SGS conta com mais de 94.000 funcionários e opera uma rede de mais de 2.600 escritórios e laboratórios em todo o mundo.

  • SGS do Brasil Ltda

, 06460-030,

Barueri, São Paulo, Brasil