O que procura?

CERTIFICAÇÃO INMETRO PARA PANELAS METÁLICAS

November 25, 2020
World Map Showing Connections 1600px

A certificação para panelas metálicas surgiu após uma pesquisa do INMETRO, sobre acidentes domésticos causados por panelas de pressão.

Devido as crescentes causas de acidentes domésticos envolvendo panelas de pressão, o INMETRO realizou uma consulta pública para checar se era preciso uma certificação obrigatória específica para produtos com esse tipo de fabricação.

Inicialmente foi publicada a Portaria 328/2009, a qual trazia a obrigatoriedade da certificação compulsória apenas de panelas de pressão. Após alguns anos com a portaria 328/2009, houve a necessidade de aprimoramento dos requisitos e então foi publicada a portaria 419/2012, a qual incluiu também a compulsoriedade da certificação para utensílios domésticos metálicos em geral, desde que seja para uso em forno e/ou fogão.

Junto com a portaria 419/2012, foi publicada a portaria 398/2012, que descreve os requisitos de ensaios, que variam desde testar a segurança do produto, como verificar também o desempenho de revestimentos aplicados a esses produtos. Também é verificado o atendimento dos materiais utilizados nas panelas metálicas em relação aos parâmetros da ANVISA, para garantir que não haverá a contaminação de alimentos.

QUAIS PRODUTOS DEVEM SER REGULAMENTADOS NA PORTARIA 419?

Para realizar a certificação das panelas metálicas, com exceção de panela de pressão, os produtos que possuem o mesmo material, mesmo revestimento e mesmo grupo abaixo, são agrupados em uma mesma família e cada família possuirá um certificado.

  • Grupo 1 – Abafador, assadeira, churrasqueira, forma, formas de pizza fechadas, formas para fonte direta de calor, marmita, merendeira, tabuleiro e torteira;
  • Grupo 2 – Bifeteira, bistequeira, crepeira, frigideira, omeleteira, fritadeira, paejeira, panquequeira, tapioqueira e wok;
  • Grupo 3 – Bule, cafeteira, caneca, chaleira, fervedor e leiteira;
  • Grupo 4 – Banho-maria, caçarola, caldeirão, cozedor a vapor, cuscuzeira, espagueteira, molheira, panela, papeiro, pipoqueira, pudinzeira e tacho.

Para realizar a certificação das panelas de pressão, também existem um agrupamento de família, mas para que diferentes modelos estejam dentro da mesma família, eles podem ter apenas capacidades volumétricas diferentes, o projeto, diâmetro interno, material construtivo, tipo de revestimento, tipo de fechamento e pressão de trabalho devem ser iguais.

Essa certificação não se aplica a utensílios elétricos, descartáveis, exclusivamente industriais e exclusivamente dos tipos réchaud.

COMO OBTER A CERTIFICAÇÃO DE PANELAS METÁLICAS?

A certificação de panelas envolve várias etapas, desde análise técnica de documentação até a recolhimento de amostras para avaliação dos produtos em laboratórios.

São avaliados os requisitos de ensaios fixados pelo RTQ e normas complementares, além de auditorias no fabricante (quando aplicável) e auditoria de tratamento de reclamações.

Após todas estas verificações e análises, medidas corretivas podem ser pedidas com o objetivo de atender às exigências necessárias referentes à saúde e segurança.

A certificação para panelas metálicas torna se importante pois acaba agregando valor ao produto, uma vez que os consumidores estão cada vez mais preocupados com a segurança e qualidade dos produtos que adquirem.

COMO A SGS PODE AJUDAR SUA EMPRESA

Além de agregar mais valor ao seu negócio, a certificação SGS permite que sua empresa demonstre que os seus produtos e processos estão em conformidade com as regulamentações e normas nacionais e internacionais.

Nosso atendimento do setor de hardline (bens duráveis) inclui uma ampla gama de soluções para produtos juvenis, móveis, artigos escolares, componentes automotivos e de motocicleta, cabo de aço, produtos com contato com alimento, embalagens, proteção da marca e análise de risco.

Podemos ajudá-lo a navegar com sucesso em seu mercado de atuação, além de fornecer serviços que possibilitam aos nossos clientes:

  • Entregar produtos seguros, sustentáveis e desejáveis
  • Garantir qualidade, desempenho e conformidade com os requisitos locais e internacionais
  • Reduzir riscos
  • Eliminar defeitos nos estágios iniciais de produção
  • Gerenciar impactos sociais e ambientais dos produtos ao longo do ciclo de vida
  • Alcançar um a entrada no mercado de forma rápida, evitando não conformidades

Certificação

  • Panelas metálicas - Portaria Inmetro n° 419/2012

Laboratório

Principais normas:

  • Portaria Inmetro n° 398/2012
  • Panela de pressão - ABNT NBR 11823
  • Panelas metálicas – ABNT NBR 14630
  • Cabos, alças, pomeis e sistemas de fixação - ABNT NBR 14876
  • Revestimentos antiaderente - ABNT NBR 15321 

SOBRE A SGS

A SGS é a empresa líder mundial em inspeção, verificação, testes, certificação e treinamentos. Reconhecida como referência global em qualidade e integridade, a SGS conta com mais de 94.000 funcionários e opera uma rede de mais de 2.600 escritórios e laboratórios ao redor do mundo.

  • SGS do Brasil Ltda.

Alameda Xingu, 512 - 19º andar,

Alphaville Industrial, 06455-030,

Barueri, São Paulo, Brasil