O que procura?

COMISSIONAMENTO INDUSTRIAL: SAIBA MAIS SOBRE O ASSUNTO

November 10, 2020
World Map Showing Connections 1600px

O comissionamento industrial é o processo que tem como finalidade garantir que uma unidade ou instalação opere de acordo aos requisitos normativos e de projeto do proprietário, inclui atividades de planejamento, documentação, programação, teste, ajuste, verificação e treinamento.

Tal propósito é alcançado através da aplicação conjunta e estruturada de conhecimentos, práticas, técnicas e procedimentos específicos ao longo de todas as fases do empreendimento, da engenharia à transferência de custódia ao proprietário, resultando em uma instalação operando dentro dos requisitos de desempenho, confiabilidade e segurança operacional.

Portanto o comissionamento é a disciplina que, quando aplicada corretamente, atua como elo entre as fases do empreendimento garantindo ao projeto aderência ao prazo e orçamento planejados com qualidade e rastreabilidade de informações.

Principais etapas do Comissionamento

Engenharia e Planejamento

Composta por planejamento executivo, planejamento operacional e documentação do comissionamento esta etapa tem por meta, resumidamente: definir as diretrizes de trabalho; a segurança, as interfaces com os times de engenharia, suprimentos e construção; os sistemas e subsistemas operacionais e suas sequências lógicas; a integração dos cronogramas do projeto; as listas, manuais, planos, matrizes e documentos de engenharia e de comissionamento; e diversas outras atividades essenciais para o sucesso do empreendimento.

Nesta etapa ocorre a definição da hierarquia do projeto e a sua configuração e carregamento das informações na plataforma de gerenciamento de comissionamento a ser utilizado no empreendimento.

A equipe de Engenharia e Planejamento do Comissionamento se mantém mobilizada até a fase de operação assistida e é responsável por todo o gerenciamento do comissionamento bem como pelo controle e garantia de rastreabilidade das informações geradas durante o projeto, por meio da atualização constante da plataforma de comissionamento e pela emissão final dos dossiês e data-books do comissionamento.

Condicionamento

Etapa em que se realiza os testes de certificação de fabricação e montagem em geral, o que inclui entre outras atividades a inspeção em fábrica, inspeção de recebimento, inspeções normativas, calibração de instrumentos e válvulas, testes e certificações em painéis e equipamentos elétricos, limpeza e testes em tubulações, alinhamento e testes de equipamentos mecânicos, preservação dos itens comissionáveis, entre outros.

O produto final desta etapa é comumente chamado de Certificado de Completação Mecânica, documento que atesta que um sistema ou subsistema está com sua montagem completa de acordo com as diretrizes de projeto e que todas as atividades de condicionamento previstas foram realizadas e documentadas com sucesso em todos os seus componentes, permitindo que o sistema ou subsistema em questão avance para a próxima etapa do comissionamento.

Pré-operação e Partida

A pré-operação é uma etapa de preparação para partida de equipamentos e sistemas, onde se realizam testes funcionais de componentes e equipamentos, testes de malhas, testes de intertravamento lógico e testes de desempenho garantindo que o sistema ou subsistema está apto para entrar em operação, ou seja, apto para a partida.

Nesta etapa ocorre a eliminação das pendências ainda existentes e impeditivas para a operação da unidade e a partida da unidade propriamente dita.

Operação Assistida

A etapa final do comissionamento é onde ocorre de fato a transferência da instalação para o proprietário, passado pelos testes de longa duração, os equipamentos, subsistemas e sistemas já deverão estar em processo de produção, livres de pendências, em fase de monitoramento de parâmetros e ajustes finais para garantir a aderência ao Plano de Produção.

Nesta etapa ocorrem os treinamentos para os engenheiros e operadores do proprietário e a entrega definitiva dos dossiês e data-books de comissionamento, garantindo que a documentação necessária à operação e à manutenção, bem como o sistema de gestão da manutenção, estão disponíveis ao usuário final.

A importância do comissionamento para as indústrias

Durante muito tempo a definição de comissionamento foi resumida exclusivamente as atividades realizadas logo após a fase de construção e que precedem a partida de uma unidade industrial. A aplicação deste conceito simplificado levou proprietários e construtoras a identificarem que justamente durante esse curto período do empreendimento é que se manifestavam os principais desvios de projeto, de suprimentos e de construção.

As consequências da identificação tardia destes problemas no custo e prazo do empreendimento em uma fase já avançada, onde não havia mais tempo e recursos para modificações e correções, gerou a reformulação do conceito de comissionamento para o que conhecemos hoje, transformando-o em disciplina com presença fundamental desde o primeiro dia do projeto.

Porquê que é necessário realizar comissionamento ?

As equipes de gestão de projetos devem ter como missão reduzir os desvios de engenharia, construção e operação, pois uma instalação ou sistema que não opera conforme seus parâmetros de projeto rapidamente atinge custos de operação e manutenção muito acima dos planejados, resultando em reclamações de clientes, retrabalhos e consequentemente custos adicionais.

Cenários como esse podem ser evitados através do comissionamento corretamente aplicado. Diversos estudos de engenharia e de custos evidenciam que a antecipação da preparação para a partida de uma unidade, ou seja, do comissionamento, traz inúmeros benefícios em termos de segurança e desempenho além de expressiva redução de custos não só ao projeto, mas também na manutenção da unidade industrial.

Quais benefícios o comissionamento proporciona a uma planta industrial?

Alguns dos benefícios ao aplicar ao seu projeto o conceito moderno de comissionamento, processo sistemático e abrangente que lhe garante que sua instalação ou unidade irá operar atendendo a todos os requisitos de projeto do proprietário, são:

  • Antecipação de necessidades de suporte, estrutura e assistência técnica;
  • Identificação e correção precoce de desvios;
  • Aderência e até mesmo redução dos custos e prazos do projeto;
  • Partida de produção segura e eficiente;
  • Transferência de custódia documentada, ordenada, ágil e segura, com foco em qualidade;
  • Garantia de operação aderente aos requisitos normativos e de projeto do proprietário;
  • Controle de qualidade e rastreabilidade de informações;
  • Redução de custos de operação e manutenção (estudos relatam redução de 15% a 35% em comparação com instalações não comissionadas).

Quais indústrias necessitam de comissionamento?

Qualquer empreendimento que objetiva o sucesso na sua operação comercial, independente do segmento ao qual pertence, das dimensões, prazos e custos do projeto irá se beneficiar do processo de comissionamento. O comissionamento corretamente planejado e executado é a garantia de qualidade do empreendimento.

SGS e os serviços de comissionamento industrial

O comissionamento eficiente e eficaz requer um processo sólido, com abordagem estratégica, conhecimento técnico, e uma gestão comprometida e dedicada. A SGS é a empresa líder mundial em inspeções, verificações, testes e certificações, conte com nossa equipe especialista em comissionamento para garantir o sucesso do seu projeto industrial.

ENTRE EM CONTATO

Industrial
t: +11 3883 8918

SOBRE A SGS

A SGS é a empresa líder mundial em inspeção, verificação, testes, certificação e treinamentos. Reconhecida como referência global em qualidade e integridade, a SGS conta com mais de 94.000 funcionários e opera uma rede de mais de 2.600 escritórios e laboratórios em todo o mundo.

  • SGS do Brasil Ltda.

Alameda Xingu, 512 - 19º andar,

Alphaville Industrial, 06455-030,

Barueri, São Paulo, Brasil