O que procura?

COMO ATENDER ÀS EXIGÊNCIAS BRASILEIRAS PARA A VENDA DE COMPONENTES AUTOMOTIVOS SEGUNDO A PORTARIA 301?

November 29, 2020
World Map Showing Connections 1600px

De acordo com a Portaria Inmetro 301, publicada em 21 de Julho de 2011, para que os componentes automotivos possam ser comercializados no Brasil, os mesmos devem apresentar o selo de conformidade do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade (SBAC).O Selo de conformidade SBAC assegura que o produto passou por um rigoroso processo de certificação e cumpre todos os requisitos de segurança definidos nas normas aplicáveis para o produto.

QUAL OBJETIVO DA PORTARIA N° 301 DO INMETRO?

O objetivo é garantir a segurança dos usuários. A princípio, ela exige que os componentes automotivos destinados a reposição apresentem o selo SBAC, composto da marca do INMETRO e a marca de conformidade da SGS, que é acreditada pela CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro).

PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO DE COMPONENTES AUTOMOTIVOS

O processo de Certificação de Componentes Automotivos é composto pelas seguintes etapas: auditoria na empresa fabricante, auditoria de tratamento de reclamações no fornecedor solicitante da certificação e realização de ensaios com base na norma do produto Em seguida, sendo concluídas tais atividades, o certificado de conformidade é emitido pela SGS e enviado ao fornecedor solicitante, que será responsável por fazer a solicitação do registro do objeto através do sistema informatizado do Inmetro (Orquestra).

Vale esclarecer que, somente se adequa ao perfil de fornecedor solicitante, a pessoa jurídica que em seu contrato social e no comprovante de inscrição junto ao CNPJ, comprove que realiza as atividades relacionadas ao produto do registro solicitado. Os itens abrangidos pela Portaria 301 que não estão devidamente certificados ficam sujeitos a sofrer penalidades como advertência, multa, interdição, apreensão e inutilização.

A certificação de componentes automotivos feita com excelência é muito importante, pois atesta que o produto foi avaliado e garante a segurança do consumidor final.

QUAIS COMPONENTES AUTOMOTIVOS A SGS CERTIFICA?

A Portaria 301 abrange os seguintes componentes automotivos:

  • Amortecedores;
  • Anéis de trava, anéis de pistão, pistões, pinos de pistão e bronzinas;
  • Bombas elétricas de combustível para motores ciclo otto;
  • Buzinas;
  • Lâmpadas;
  • Terminais de direção, barra de direção, barra de ligação e terminal axial;
  • Material de atrito (pastilhas e lonas de freio).

Além disso, a SGS tem competência para apoiar a indústria nas seguintes certificações:

  • Componentes de Motocicletas - Portaria Inmetro n° 123/2014
  • Capacetes para Motociclistas - Portaria Inmetro n° 456/2010
  • Líquido de Freio - Portaria Inmetro n° 78/2011
  • Rodas Automotivas - Portaria Inmetro n° 445/2010
  • Vidros Laminados - Portaria Inmetro n° 157/2009
  • Vidros Temperados - Portaria Inmetro n° 156/2009
  • Cabos de Aço - Portaria Inmetro n° 181/2013

A SGS E OS SERVIÇOS DE CERTIFICAÇÃO INMETRO

Através dos nossos serviços de certificação, nossos especialistas em testes de produtos automotivos podem ajudar sua empresa a colocar todos os seus produtos em conformidade. Além de profissionais altamente capacitados, contamos com uma rede de escritórios, laboratórios e centros de ensaios em componentes automotivos globalmente. Afinal, oferecemos serviços de qualidade,exclusivos e independentes.

Como resultado, disponibilizamos os recursos e a experiência necessários para que sua empresa tenha seus produtos com a Certificação de Componentes Automotivos através dos serviços de avaliação da conformidade automotiva da SGS.

ENTRE EM CONTATO

Entre em contato com a SGS:
site: Certificação Componentes Automotivos

SOBRE A SGS

A SGS é a empresa líder mundial em inspeção, verificação, testes e certificação. Reconhecida como referência global em qualidade e integridade, a SGS conta com mais de 94.000 funcionários e opera uma rede de mais de 2.600 escritórios e laboratórios ao redor do mundo.

  • SGS do Brasil Ltda.

Alameda Xingu, 512 - 19º andar,

Alphaville Industrial, 06455-030,

Barueri, São Paulo, Brasil