O que procura?

SGS CHINA PASSA A SER ACREDITADA PARA ENSAIOS EM VIDRO TEMPERADO

November 17, 2020
World Map Showing Connections 1600px

SGS China agora está acreditada para as normas ABNT NBR 13866 e ABNT NBR 14698, para fabricantes localizados na China e buscam ensaios em vidros temperados.

A partir de agora os fabricantes de vidros temperados, localizados na China e Ásia encontram mais uma nova solução para os ensaios conforme as exigências da NBRs 13866 e 14698.

Nosso laboratório localizado em Beijin – China, possui uma nova solução para os ensaios em vidros temperados reduzindo assim o tempo para a certificação. Com isso aumentamos a agilidade do processo nos ensaios.

O QUE É A ABNT NBR 14698?

A NBR 14698 foi criada em 2001 para especificar os requisitos gerais e defeitos, manchas e distorções que podem ocorrer no vidro temperado.

Suas especificações e requisitos garantem que a segurança, durabilidade e a qualidade do vidro sejam garantidas em suas aplicações em construções civil, moveleira, eletrodomésticos. Além de fornecer a classificação deste produto como vidro de segurança.

O QUE É A ABNT NBR 13866¹?

A norma brasileira ABNT NBR 13866 criada em 2004 é destinada para vidros temperado para aparelhos domésticos da linha branca, ou seja, produtos que estão presentes no dia a dia do consumidor como geladeiras, fogões. Ar-condicionado, micro-ondas e máquinas de lavar.

COMO SÃO FEITOS OS ENSAIOS EM VIDROS TEMPERADOS?

Os ensaios podem ser divididos em 5 estágios conforme definidos pelas NBRs, sendo eles:

ANÁLISE DIMENSIONAL

O ensaio dimensional em vidro, tem como objetivo analisar o tamanho (comprimento, largura diagonal e espessura), planicidade, defeitos de bordas e aspecto visual do vidro. As análises acontecem com o uso de paquímetro, micrômetro, régua metálica e também através da observação de técnico qualificado que valida a não presença de bolhas, manchas, riscos, arranhões ou partículas de estanho.

RESISTÊNCIA AO CHOQUE MECÂNICO

Para a análise do choque mecânico o corpo de prova é colocado num suporte para que uma esfera de aço (1kg) tenha a trajetória perpendicular em queda livre. O cálculo de altura do lançamento da esfera é feito tendo por base a espessura do vidro.

RESISTÊNCIA AO CHOQUE TÉRMICO

A resistência térmica é testada em estufa de aproximadamente 250ºC, permanecendo em teste por cerca de trinta minutos. Após essa exposição, um jato de água é direcionado para amostra por noventa segundos. A vazão é de 10 a 15 ml por segundo. Independente da espessura com este teste o vidro não pode apresentar trincas e rupturas.

FRAGMENTAÇÃO

Através de uma ferramenta denominada punção, o especialista da SGS golpeia o vidro numa posição de 13mm de sua borda. Após uma espera de quatro a oito minutos um molde e colocado na área de maior fragmento para que a análise da quantidade de fragmentos possa ser analisada:

  • Espessuras de 4 a 12mm – mínimo de 40 fragmentos
  • Espessuras de 15 a 19 mm – mínimo de 30 fragmentos

ENSAIO DE SEGURANÇA

Fixada num suporte de forma vertical, o corpo de prova é colocado a teste através de um lançamento de um pêndulo formado por pneus e chumbo com 50 kg calibrados. Esse pêndulo deverá ser arremessado ao corpo de prova em três níveis diferentes de altura, podendo variar de 0,20, 0,45 e 1,20m.

A classificação do vidro é de acordo com altura do ensaio, pois quanto maior a altura de impacto, melhor é a sua classificação de segurança.

SOBRE A SGS

A SGS é a empresa líder mundial em inspeção, verificação, testes, certificação e treinamentos. Reconhecida como referência global em qualidade e integridade, a SGS conta com mais de 94.000 funcionários e opera uma rede de mais de 2.600 escritórios e laboratórios ao redor do mundo.

Assista ao webinar gravado aqui

  • SGS do Brasil Ltda.

Alameda Xingu, 512 - 19º andar,

Alphaville Industrial, 06455-030,

Barueri, São Paulo, Brasil