O que procura?

OS “PISCA-PISCAS” PERMANECEM SEGUROS NESSE NATAL

November 23, 2020
World Map Showing Connections 1600px

À medida que a noite começa a cair, muitos de nós começamos a pensar nas belas decorações festivas que iluminam nossas casas e cidades durante o mês de dezembro. As luzes decorativas são parte integrante do Natal, mas existe um risco potencial se o produto não for seguro.

STAYING SAFE

Apesar das incertezas de 2020, podemos ter certeza de que, assim que chegarmos próximos aos dias de comemoração natalinas, as luzes começam a aparecer em casas e escritórios. Embora as luzes decorativas sejam uma adição maravilhosa durante o período festivo, os consumidores precisam ter certeza de que os produtos que compram são seguros.

A National Fire Protection Association (NFPA) afirma que, em média, os bombeiros dos EUA respondem a 160 incêndios domésticos causados por árvores de Natal todos os anos - causando três mortes, quinze feridos e US $ 10 milhões em danos. Estatisticamente, 44% desses incêndios estão relacionados à distribuição elétrica ou equipamentos de iluminação. ¹

Os produtos de iluminação sazonal não são inerentemente perigosos, mas existem algumas regras básicas de segurança que os usuários devem observar:

  • Use o tipo certo de pisca – pisca e visores elétricos, os que podem ser usados em ambientes internos não podem ser usadas em ambientes externos.
  • Desligue as luzes à noite ou quando a casa estiver vazia.
  • Não use luzes com fios desgastados, lâmpadas faltando, etc. ²

RISCO SUBSTANCIAL DO PRODUTO

A Comissão de Segurança de Produtos do Consumidor dos EUA (CPSC) determinou que produtos de iluminação sazonais e decorativos apresentam risco de choque elétrico ou incêndio se não exibirem uma ou mais das seguintes "características de segurança":

  • Tamanho mínimo do fio
  • Alívio de tensão suficiente
  • Proteção de sobrecorrente

De acordo com a seção 15 (j), o CPSC tem autoridade para determinar que um produto representa um “risco substancial de produto” se tiver ou não certas características. Isso não estabelece um padrão de segurança obrigatório para o produto, mas significa que o produto está sujeito aos requisitos de relatório na seção 15 (b) do CPSA 15 USC 2064 (b). Se um fabricante não relatar um 'perigo substancial do produto', ele pode estar sujeito a penalidades civis sob a seção 20 do CPSA e possíveis penalidades criminais sob a seção 21 do CPSA 15 USC 2069, 2070. O produto também estará sujeito a ações corretivas ações sob as seções 15 (c & d) do CPSA 15 USC 2064 (c & d). O CPSC pode solicitar ao fabricante, distribuidor ou varejista que ofereça reparo, substituição ou reembolso do produto.

Também deve ser observado que os produtos de consumo que são considerados um 'risco substancial do produto' devem ter sua admissão de importação recusada para os EUA de acordo com a seção 17 (a) do CPSA. 15 USC 2066 (a). ³

UL 588

Embora o CPSC não exija testes e certificação obrigatórios para produtos de iluminação sazonais e decorativos, a melhor maneira de garantir que as três "características de segurança prontamente observáveis" estejam em vigor é garantir a conformidade com a norma de segurança UL 588 para produtos decorativos sazonais e de férias. As seções 6, 7, 15, 71, 79 e SB15 do tamanho mínimo do fio da tampa padrão, alívio de tensão suficiente e proteção contra sobrecorrente (fusíveis). A conformidade com esta norma, portanto, não é obrigatória para configurações não comerciais, mas é aconselhável, pois garante a conformidade com os requisitos relativos às características de segurança observáveis.

A norma cobre produtos de iluminação decorativa sazonal e acessórios para uso temporário - instalação e uso não superior a 90 dias - com uma classificação de tensão de entrada máxima de 120 V a ser usada de acordo com o Código Elétrico Nacional, ANSI / NFPA 70. Eles cobrem cordões de iluminação fabricados com porta-lâmpadas push-in, rosca ou lâmpadas não substituíveis conectadas em série para uso em linha ou com porta-lâmpadas de candelabro ou parafuso intermediário conectados em paralelo para conexão direta. O padrão também cobre uma variedade de outros produtos decorativos sazonais, incluindo grinaldas, estrelas e esculturas de iluminação.

O padrão não cobre cadeias de luzes que usam porta-lâmpadas maiores do que produtos intermediários e não sazonais. Também não se aplica a lâmpadas elétricas portáteis destinadas à iluminação geral com decoração sazonal.

SOLUÇÕES SGS

A SGS oferece uma gama de soluções para ajudar os fabricantes, distribuidores e varejistas a fornecer produtos elétricos seguros para consumidores em todo o mundo.

A demarcação entre um produto doméstico e comercial costuma ser confusa. Um produto pode ser comprado em uma loja de rua e usado em qualquer um dos ambientes. Se as luzes de Natal forem usadas em um ambiente comercial, elas devem ser certificadas por um Laboratório de testes reconhecido nacionalmente (NRTL) pela UL 588.

Mesmo sem a exigência de certificação NRTL, a conformidade com UL 588 é aconselhável para produtos de iluminação sazonal porque representa a melhor maneira de garantir que as três “características de segurança” estejam em vigor.

Como uma NRTL, a SGS pode fornecer serviços de teste e certificação para uma ampla variedade de produtos que podem ser usados no ambiente comercial, incluindo luzes sazonais. Nossa rede global de especialistas e laboratórios possui recursos para garantir que os produtos de iluminação estejam em conformidade com os requisitos da UL 588, garantindo, assim, que apenas produtos seguros e compatíveis sejam entregues no mercado.

Saiba mais sobre nossos serviços NRTL.

REFERÊNCIAS

ENTRE EM CONTATO

Entre em contato com nossa equipe e descubra como podemos apoiar o seu negócio.

t: +55 11 3883 888

SOBRE A SGS

A SGS é a empresa líder mundial em inspeção, verificação, testes, certificação e treinamentos. Reconhecida como referência global em qualidade e integridade, a SGS conta com mais de 94.000 funcionários e opera uma rede de mais de 2.600 escritórios e laboratórios em todo o mundo.

  • SGS do Brasil Ltda

, 06460-030,

Barueri, São Paulo, Brasil