O que procura?

O QUE ACONTECE QUANDO UMA BATERIA “MORRE”?

November 18, 2020
World Map Showing Connections 1600px

Em setembro de 2020, equipes de bombeiros foram chamados em uma empresa especializada em reciclagem no condado de Somerset – Inglaterra, para apagar um incêndio iniciado por uma bateria de íon de lítio (Li-on)1. Esse é apenas mais um dos muitos casos de incêndios causados por baterias usadas. Analisamos as maneiras corretas de descarte para quando elas chegam ao fim de sua vida útil.

Uma empresa de processamento de resíduos relatou um aumento de 37,5% em incêndios causados por baterias velhas desde 2017 ². De acordo com uma pesquisa em toda a União Europeia (UE) em 2018, o custo médio desses incêndios foi de £ 190.000,00 (equivalente a cerca de R$ 1.269.200,00) embora os exemplos mais graves tenham causado aos negócios 1,3 milhões de euros em danos ³.

As baterias estão em toda parte, elas são parte do nosso dia a dia desde carros, relógios, laptops e celulares, compondo uma parte importante da tecnologia que usamos atualmente.

As baterias utilizadas nestas tecnologias são geralmente de Li-on. Elas fornecem maior poder de duração, no entanto, isso traz uma desvantagem significativa – maior risco. Baterias mais antigas feitas de níquel e alcalinas forneciam consideravelmente menor energia, mas também eram mais seguras. Ao contrário desses tipos de bateria mais antigas, as de lítio requerem um circuito de segurança para torna-las mais seguras.

OS RISCOS

Sempre existe um risco associado a qualquer bateria. Baterias mais velhas podem explodir, vazar, liberar gases nocivos ou como vimos, pegar fogo. Embora a bateria possa ser pequena, não maior que uma moeda, seu impacto pode ser enorme. Em um exemplo, um porco ingeriu um pedômetro e excretou a bateria que causou um incêndio de 75 metros quadrados4.

As baterias podem pegar fogo em uma variedade de circunstâncias incomuns – por exemplo, esperando em uma sala de escritório ou durante um vôo5.

Esses mesmos riscos ainda se aplicam quando a bateria chega ao fim de sua vida útil, a principal diferença é que elas não estão mais sendo supervisionadas e podem ser mantidas em condições que exacerbam o potencial de danos. Um relatório relacionado a veículos elétricos afirma que, embora uma bateria de Li-on não forneça mais energia para um carro, ela ainda reterá cerca de 80% de sua carga6. Isso significa que há um grande potencial de incêndio, explosão ou vazamento se a bateria não for descartada corretamente.

DESCARTE SEGURO DE BATERIA

No passado, a forma como as pessoas descartavam as baterias não era considerada uma questão importante. Quando uma bateria AA ou AAA “morria”, eles simplesmente a colocavam no lixo doméstico. Esse lixo era então transportado para um local centralizado para descarte. O procedimento envolvia equipamentos pesados, como escavadeiras, mudanças de temperatura e outros processos que poderiam danificar a bateria. Esse método de descarte era considerado aceitável porque as implicações ambientais não estavam na cabeça de muitas pessoas e o número e a potência das baterias envolvidas eram muito menores.

Hoje, estamos vendo grandes quantidades de baterias descartadas e geralmente são tipo Li-on de maior potência. A quantidade de baterias no sistema de resíduos aumenta significativamente as chances de uma bateria ser danificada. Mesmo a menor perfuração das camadas protetoras de uma bateria de íon de lítio pode causar uma falha7.

Portanto, é importante que todas as baterias sejam descartadas de maneira correta. Isso envolve encontrar um local de depósito de bateria, onde as medidas de segurança corretas podem ser aplicadas. Pode ser uma loja de eletrônicos local ou um centro de reciclagem.

Também não deve ser esquecido que em alguns lugares, como a cidade de Nova York, é ilegal jogar itens elétricos no lixo. O descarte correto de baterias usadas não é apenas uma questão de segurança, mas também uma questão legal. 8

Reciclar não faz sentido apenas em termos ambientais; também faz sentido financeiramente. Um estudo descobriu que os materiais em uma bateria eletrônica de veículos custam cerca de US$ 1.200, mas têm um valor de mercado entre US$ 10.000 e US$ 15.000. Portanto, há um valor considerável na reciclagem dos componentes. Vale lembrar ainda que a bateria contendo cerca de 80% da sua capacidade de carga, pode continuar a ser utilizada num contexto diferente. 9

ENTRE EM CONTATO

Entre em contato com nossa equipe e descubra como podemos apoiar o seu negócio.

t: +55 11 3883 888

SOBRE A SGS

A SGS é a empresa líder mundial em inspeção, verificação, testes, certificação e treinamentos. Reconhecida como referência global em qualidade e integridade, a SGS conta com mais de 94.000 funcionários e opera uma rede de mais de 2.600 escritórios e laboratórios em todo o mundo.

REFERÊNCIAS

  • SGS do Brasil Ltda

, 06460-030,

Barueri, São Paulo, Brasil