O que procura?

PROGRAMA BRASILEIRO DE ETIQUETAGEM EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA PARA REFRIGERADORES E ASSEMELHADOS

December 16, 2020
World Map Showing Connections 1600px

O Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) – Inmetro, traz informações aos consumidores sobre o desempenho dos produtos em eficiência energética, ruído e outros critérios. Conheça mais sobre o PBE:

O selo de identificação da conformidade expostas nos produtos como refrigeradores, micro-ondas, fogões e assemelhados evidencia o atendimento aos requisitos de desempenhos estabelecidos por normas e regulamentos técnicos, sendo avaliados em critérios como:

  • Eficiência Energética – PROCEL
  • Selo de Ruído - IBAMA

Cada linha de eletrodomésticos possui sua própria etiqueta variando de acordo com as características técnicas.

PARA QUE SERVE O PROGRAMA BRASILEIRO DE ETIQUETAGEM (PBE)?¹

O PBE (Programa Brasileiro de Etiquetagem), coordenado pelo Inmetro fornece informações importantes sobre o desempenho dos produtos, principalmente referente a sua Eficiência Energética, isso orienta o consumidor a tomar a melhor decisão de compra. Estimulando também a competitividade de mercado, que para se destacar no mercado, deve produzir produtos cada vez mais eficientes.

COMO FUNCIONA?

O Programa Brasileiro de Etiquetagem tem o objetivo de orientar os consumidores em vários níveis de desempenho do eletrodoméstico que podem impactar diretamente na eficiência final do equipamento.

Os produtos passam por ensaios em laboratório acreditados pelo INMETRO conforme vários critérios estabelecidos. Nos casos de Eficiência Energética ela pode ser classificada de:

  • A – Mais eficiente
  • E – Menos eficiente

Essa faixa de classificação pode possuir mais ou menos classificações de acordo com o programa, a partir dessa informação os consumidores podem escolher produtos mais econômicos e assim favorecer a fabricação de produtos mais sustentáveis.

POR QUE O PROGRAMA BRASILEIRO DE ETIQUETAGEM (PBE) É IMPORTANTE? ²

No caso específico do Programa de Etiquetagem em Eficiência Energética sua importância está conectada as metas brasileiras de economia de energia, estabelecido pelo PNEf - Plano Nacional de Eficiência Energética, que estabelece uma meta de redução e 10% no consumo de energia.

Além da economia, a etiquetagem ajuda no equilíbrio do consumidor em relação as informações do produto que está adquirindo, diminuindo a assimetria de informações entre quem compra e quem vende, uma vez que o consumidor muitas vezes não possui conhecimentos técnicos sobre o produto.

Para os fornecedores, torna-se um meio de se destacar no mercado mostrando que seus equipamentos valem o investimento dos consumidores, trazendo melhor qualidade nos produtos oferecidos.

COMO LER UMA ETIQUETA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA?³

PROGRAMA BRASILEIRO DE ETIQUETAGEM EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA PARA REFRIGERADORES E ASSEMELHADOS

A SGS possui o escopo completo da Portaria N.°332 de 02 de agosto de 2021, com uma ampla estrutura e equipamentos de alta qualidade para atender seus clientes. Realizamos todos os ensaios de desempenho, temperatura de armazenamento, consumo de energia, retenção de temperatura e capacidade de congelamento além dos ensaios de segurança elétrica.

Entre em contato

Qualquer dúvida, entre em contato com nossa equipe e descubra como podemos apoiar o seu negócio.

t: +5 11 3883-8880

REFERÊNCIAS

  1. Folder – Programa Brasileiro de Etiquetagem -Inmetro
  2. Programa Brasileiro de Etiquetagem – Viva Green
  3. Etiqueta de Eficiência energética – Inmetro

Sobre a SGS

A SGS é a empresa líder mundial em inspeção, verificação, testescertificação. Reconhecida como referência global em qualidade e integridade, a SGS conta com mais de 97.000 funcionários e opera uma rede de mais de 2.600 escritórios e laboratórios em todo o mundo.

  • SGS do Brasil Ltda.

Alameda Xingu, 512 - 19º andar,

Alphaville Industrial, 06455-030,

Barueri, São Paulo, Brasil