O que procura?

Como conhecer o solo da sua propriedade com agricultura de precisão

November 30, 2020
World Map Showing Connections 1600px

Tecnologia possibilita o planejamento e contribui para que o campo deixe de ser visto como propriedade uniforme e sem nuanças.

O monitoramento e a avaliação dos recursos do solo, com maior precisão, podem determinar o sucesso de uma gestão produtiva focada na obtenção de retorno econômico e ambiental.

Em função da qualidade da informação produzida pelas novas tecnologias, a relação entre a pedologia (o estudo dos solos) e a agricultura de precisão está cada vez mais estreita.

Em um mercado guiado por uma postura gerencial, que leva em conta toda a variabilidade espacial da lavoura, tem início uma nova era dos estudos relacionados à identificação, formação, classificação e ao mapeamento dos solos.

Técnicas de Manejo por sítio 

As técnicas de manejo por sítio-específico, com amostragem intensiva, combinadas com métodos geoestatísticos e de modelagem são capazes de revelar dados que podem ser fundamentais para tomada de decisão estratégica por parte dos produtores.

O gerente de Engenharia da SGS Unigeo, Bruno Figueiredo, ressalta que, antes mesmo da amostragem intensiva, é primordial ter planejamento das ações de estudo do solo, o que se torna possível somente por meio de análises específicas.

“Dados sobre as interações com os tipos de solos, índices/mapas são úteis para o produtor e é necessário estar ciente das tecnologias disponíveis para que o investimento colabore, efetivamente, com o avanço da produtividade”, conta o engenheiro.

A SGS Unigeo desenvolveu uma metodologia exclusiva que, aliada a um software e a uma equipe especializada em geoprocessamento, possibilita a seleção das áreas ideais para se realizar a amostragem. “Usamos da tecnologia para que o próprio terreno nos indique a área para amostragem, por exemplo”, explica Bruno.

Para o levantamento de dados sobre solos, a SGS Unigeo, oferece soluções completas, com a interpretação e recomendação dos resultados analíticos.

Entre em contato

Entre em contato com nossa equipe e descubra como podemos apoiar o seu negócio.

t: +55 11 3883 888

SOBRE A SGS

A SGS é a empresa líder mundial em inspeção, verificação, testes, certificação e treinamentos. Reconhecida como referência global em qualidade e integridade, a SGS conta com mais de 97.000 funcionários e opera uma rede de mais de 2.600 escritórios e laboratórios em todo o mundo.

  • SGS do Brasil Ltda.

Alameda Xingu, 512 - 19º andar,

Alphaville Industrial, 06455-030,

Barueri, São Paulo, Brasil