O que procura?

Saiba tudo sobre o Programa ZDHC

December 01, 2020
World Map Showing Connections 1600px

Entenda mais sobre a gestão de produtos químicos e o gerenciamento de resíduos visando o descarte zero na indústria têxtil.

O programa ZDHC (Zero Discharge of Hazardous Chemicals) está diretamente ligado às questões ambientais e sustentáveis relacionadas a diminuição da pegada química da indústria têxtil.

Para proteger o nosso planeta é preciso focar no trabalho com toda a cadeia de valor, desenvolvendo produtos seguros e atendendor às demandas de consumo sem utilizar produtos químicos que prejudicam o meio ambiente e sem esgotar os recursos naturais.

Entenda a seguir como o Programa ZDHC funciona e como ele pode ser implantado.

O que é “Programa ZDHC”?

O objetivo do Programa de Descarte Zero de Produtos Químicos Perigosos é colaborar para a transformação positiva da indústria têxtil e suas cadeias de valor. 

o programa conta com a participação colaborativa de marcas, afiliadas e associados que se empenham na eliminação do uso de substâncias químicas perigosas na indústria têxtil (calçados, produtos têxteis e vestuário).

O projeto se desenvolve por meio da implementação de ações conscientes do gerenciamento de produtos químicos e resíduos, com a finalidade de alcançar o descarte zero dessas substâncias nocivas, preservando o meio ambiente e a qualidade de vida da sociedade.

Lista positiva ZDHC

A lista de substâncias restritas MRSL (Manufacture Restricted Substance List) foi elaborada pelo programa ZDHC.

Nela são determinados os limites de concentrações aceitáveis para cada uma das substâncias químicas restritas envolvidas no processo de fabricação têxtil.

O guia MRSL estabelece ainda que o uso dessas substâncias nesse tipo de processo industrial não deve ser proposital. Além disso, dá orientações sobre a certificação de produtos, garantindo a conformidade com a ZDHC MRSL e assegurando utilização segura de formulações químicas.

No site do ZDHC, é possível encontrar uma lista completa de substâncias químicas restritas, envolvendo:

  • Absorvedores de UV;
  • Antibióticos e biocidas;
  • Alquilfenol (AP) e Alquilfenol etoxilados (APEOs): incluindo todos os isômeros;
  • Compostos orgânicos estanosos;
  • Compostos Orgânicos Voláteis (VOC);
  • Clorobenzenos e clorotoluenos;
  • Clorofenóis;
  • Corantes - Azo (Que formam Aminas Restritas);
  • Corantes - Corante Azul Marinho;
  • Corantes - Dispersos (sensibilizantes);
  • Corantes Dispersos (Carcinogênicos ou equivalentes)
  • Éteres de glicóis / glicóis;
  • Ftalatos - incluindo todos os outros ésteres do ácido ortoftálico;
  • Hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (PAHs);
  • Metais pesados;
  • Parafinas cloradas;
  • Produtos químicos perfluorados e polifluorados (PFCs);
  •  Retardantes de chamas;
  • Solventes halogenados.

A lista ZDHC é atualizada regularmente com novas substâncias químicas que devem ser eliminadas da cadeia de abastecimento.

Processos do ZDHC

O foco do programa ZDHC não está no produto final, mas nos processos de produção e na qualidade de efluentes. Com a definição dos controles de Entrada (Input), de Processo e de Saída (Output) é possível demonstrar a importância da preocupação com todos os que são afetados pelo processo, desde os profissionais, os consumidores e o meio ambiente.

ao fazer o uso de insumos de forma correta e segura, a redução do impacto ambiental é mais efetiva. A existência de controles de processo, como o gerenciamento de produtos químicos, de inventário e treinamentos garante a ligação entre os controles de entrada e de saída.

O que é ZDHC Input?

Como Controle de Entrada, o programa apresenta uma lista de substâncias restritas de manufatura (MRSL – Manufacturing Restricted Substances List), e demonstra o esforço para evitar que produtos químicos perigosos entrem na cadeia de abastecimento.

O que é ZDHC Output?

No Controle de Saída ou ZDHC Output, é possível reconhecer e verificar os indicadores de qualidade do ar, efluentes e de lodos produzidos pelos variados processos da cadeia. Como resultado, torna-se mais fácil a avaliação da eficácia do Controle de Entrada.

ZDHC no Brasil

No Brasil, o Laboratório SGS é o único credenciado pelo ZDHC para a realização de análises de substâncias químicas restritas.

Através de nossa expertise global e atuação local, nossos serviços oferecem agilidade na realização de testes e entrega de relatórios. Além da conformidade em todo processo de análises, proporcionando mais vantagem competitiva para o seu negócio.

Treinamento ZDHC no Brasil

Os treinamentos certificados da ZDHC Academy promovem a conscientização e o desenvolvimento de habilidades da gestão de produtos químicos. Estes são pertinentes e necessários à implementação de melhores práticas de gestão e imprescindíveis ao cumprimento dos requisitos do programa.

A SGS Academy desenvolve treinamentos in company que podem ser uma alternativa econômica ao treinamento em sala de aula da SGS Academy. A solução é entregue a grupos de cinco ou mais pessoas, no local de sua escolha.

Entre em contato

Qualquer dúvida, entre em contato com nossa equipe e descubra como podemos apoiar o seu negócio.

t: +55 11 3883 888

Sobre a SGS

A SGS é a empresa líder mundial em inspeção, verificação, testes, certificação e treinamentos. Reconhecida como referência global em qualidade e integridade, a SGS conta com mais de 97.000 funcionários e opera uma rede de mais de 2.600 escritórios e laboratórios em todo o mundo.

  • SGS do Brasil Ltda.

Alameda Xingu, 512 - 19º andar,

Alphaville Industrial, 06455-030,

Barueri, São Paulo, Brasil