O que procura?

Fertilidade do Solo: Da coleta a correção, conheça as técnicas mais adequadas para melhorar a qualidade do solo.

January 11, 2021
World Map Showing Connections 1600px

O que é fertilidade do solo

A fertilidade do solo é a capacidade do solo de sustentar o crescimento das plantas e maximizar o potencial do solo. Isso pode ser aprimorado por meio de fertilizantes orgânicos e inorgânicos no solo.

Manter ou aumentar a fertilidade do solo é uma das coisas mais importantes que os agricultores devem fazer para aumentar a produção.

Por isso, é necessário conhecer as características e limitações de seus solos e usar práticas e métodos agrícolas para conservá-los e torná-los mais férteis.

Como melhorar a fertilidade do Solo

Para fornecer os nutrientes que as plantas precisam para se desenvolver e cumprir seu ciclo, não podem ser esquecidos elementos tóxicos que podem estar em quantidades que comprometam o desenvolvimento vegetal.

O uso de fertilizantes deve considerar as propriedades químicas dos solos locais, as safras planejadas e a produção necessária.

Os agricultores não devem usar fertilizantes prontos que foram projetados para outras regiões, pois é necessário o uso de misturas que foram especialmente formuladas para lidar com as deficiências de seu solo específico.

Um plano de melhoria da fertilidade sempre considera as necessidades locais, mas de maneira geral, o processo de análise, interpretação e tratativa, está listado a seguir:

  • Coleta e análise de solo: plano de amostragem e escolha de um laboratório de confiança
  • Interpretação dos resultados e recomendação de calagem e adubação, aliados aos mapas de índice de vegetação, produtividade, entre outros.
  • Aplicação de fertilizantes e corretivos a taxa varável, reduzindo risco de perdas de rendimento e possíveis contaminações do ambiente, aumentando a lucratividade após a safra.

Principais técnicas para aumentar a fertilidade do Solo

1. Mapeamento de fertilidade

O mapeamento de fertilidade do solo é uma prática que visa expressas a variabilidade dos elementos presentes no solo.

A Agricultura de Precisão, por meio dos mapas que indicam as manchas de nutrientes conforme sua localização espacial, consegue fazer um uso mais eficiente e racional de insumos, reduzindo possíveis gastos desnecessários e fornecendo melhores condições de desenvolvimento para a cultura implantada.

2. Análise química e física do solo

A análise química e física é uma ferramenta que profissionais da agricultura dispõem para avaliar a fertilidade do solo e, a partir da necessidade nutricional das culturas, recomendar a aplicação de corretivos e fertilizantes, visando atingir a produtividade esperada da cultura implantada na área.

3. Aplicação de fertilizantes e corretivos

O principal objetivo da aplicação de corretivos é correção da acidez do solo e, consequentemente, disponibilização de nutrientes e precipitação do alumínio trocável do solo.

Com a aplicação de fertilizantes objetiva-se melhorar as características químicas do solo, principalmente no que se refere à disponibilidade de nutrientes às plantas, com consequente aumento da produtividade.

Conheça os serviços de agricultura de precisão da SGS

A Unigeo é agora SGS Agricultura de Precisão.

Agora, mais do que nunca nossos serviços de agricultura de precisão unem nosso amplo conhecimento em agricultura, com soluções tecnologicas avançadas para equipar o agricultor com informações detalhadas para tomar melhores decisões e maximizar a produtividade.

No campo de fertilidade do solo, podemos ajuda-lo com as seguintes soluções:

  • Mapeamento físico e químico do solo 
  • Análise nutricional
  • Nutrição de precisão
  • Mapas de aplicação em taxa variável

ENTRE EM CONTATO

Para saber um pouco mais sobre o assunto, fale com um de nossos consultores:
WhatsApp: 62 99666 1575

t: +55 11 3883 8880

SOBRE A SGS

A SGS é a empresa líder mundial em inspeção, verificação, testes, certificação e treinamentos. Reconhecida como referência global em qualidade e integridade, a SGS conta com mais de 97.000 funcionários e opera uma rede de mais de 2.600 escritórios e laboratórios em todo o mundo.

  • SGS do Brasil Ltda.

Alameda Xingu, 512 - 19º andar,

Alphaville Industrial, 06455-030,

Barueri, São Paulo, Brasil