O que procura?

Bioanálise do Solo: Veja como funciona a análise biológico do Solo

February 18, 2021
World Map Showing Connections 1600px

Com a bioanálise do solo, os agricultores podem verificar a presença de micronutrientes e outros compostos biológicos para aumentar a fertilidade do solo. Saiba mais.

Com a bioanálise do solo, os agricultores podem verificar a presença de micronutrientes e outros compostos biológicos para aumentar a fertilidade do solo. Saiba mais.

O que é Bioanálise do Solo

A bioanálise do Solo é uma avaliação qualitativa de solo e quantifica os principais grupos de organismos biológicos que são bioindicadores da saúde do solo e estão relacionados ao potencial produtivo do solo).

A análise biológica do solo pode ser comparada a um exame de sangue do solo, pois permite a detecção de problemas assintomáticos de saúde do solo, antes que eles impactem no rendimento das lavouras.

Como funciona a Bionálise do Solo

A tecnologia de bioanálise de solo foi desenvolvida para preencher a lacuna causada pela ausência do componente biológico nas análises de rotina de solos. A BioAS consiste na análise das enzimas arilsulfatase e β-glicosidase, associadas aos ciclos do enxofre e do carbono, respectivamente.

Por estarem relacionadas direta ou indiretamente ao potencial produtivo e à sustentabilidade do uso do solo, estas enzimas funcionam como bioindicadores e ajudam a avaliar a saúde dos solos. Em seu estágio atual, a tecnologia está delineada para cultivos anuais de grãos e fibras no bioma Cerrado. Nas análises de química, pela comparação dos valores obtidos para uma amostra de solo com aqueles das tabelas de recomendação/interpretação, atribui-se o grau de fertilidade.

Posteriormente, para cada cultura/tipo de solo, define-se a quantidade de fertilizantes, ou de corretivos, a serem aplicados. De forma análoga, pesquisas desenvolvidas pela Embrapa permitiram formular tabelas de interpretação dos biondicadores, as quais estabelecem valores de referência para avaliar o estado do funcionamento biológico do solo.

Valores elevados desses bioindicadores indicam sistemas de produção e/ou práticas de manejo do solo adequadas e sustentáveis. Ao contrário, valores baixos servem de alerta ao agricultor para uma reavaliação do sistema de produção e adoção de boas práticas de manejo, por isso a bioanálise pode auxiliar nas tomadas de decisões relacionadas aos sistemas de manejo adotados nas propriedades agrícolas.

Devido à relativa facilidade de correção da acidez e fertilidade de solo, é muito comum que as áreas agrícolas sob uso intensivo possuam qualidade química do solo adequada, mas não necessariamente associada a uma qualidade biológica também adequada.

Nesses casos, a bioanálise permite revelar aspectos relacionados ao funcionamento da maquinaria biológica do solo que passam despercebidos nas análises de fertilidade e que podem impactar significativamente o desempenho econômico das lavouras. Constitui-se, portanto, em análise complementar à de fertilidade, ao considerar aspectos da saúde do solo que não podem ser diretamente inferidos a partir das análises de rotina tradicionais.

Entretanto, ressalta-se que há uma relação intrínseca entre a qualidade química e a qualidade biológica de um solo.

Práticas como a correção da acidez superficial e subsuperficial, e adubações corretivas e/ou de manutenção, estão intimamente associadas ao desenvolvimento das plantas. Consequentemente, plantas bem nutridas aportam maiores quantidades de resíduos ao solo, “adubando” as comunidades microbianas do solo com carbono e outros nutrientes.

Ou seja, é possível ter um solo com baixa qualidade, mas cujas elevadas produtividades estejam relacionadas a entradas de insumos em doses muito acima das recomendadas para solos bem manejados, uma condição que não é sustentável em longo prazo, pois pode resultar em contaminações do ambiente e prejuízos aos agricultores.

Bioanálise do Solo na SGS

Os testes fornecidos pela SGS se concentram em identificar a presença de:

Protozoários (flagelados, amebas, ciliados), nematódeos benéficos, nematódeos que se alimentam de raízes e colonização de raízes por fungos micorrízicos.

É uma análise necessária para quem leva a sério o manejo do solo. A SGS lhe dá a confiança para tomar decisões mais bem informadas sobre o nitrogênio do solo.

Conheça os serviços de Agricultura de Precisão da SGS.

A Unigeo é agora SGS Agricultura de Precisão.

Agora, mais do que nunca nossos serviços de agricultura de precisão unem nosso amplo conhecimento em agricultura, com soluções tecnologicas avançadas para equipar o agricultor com informações detalhadas para tomar melhores decisões e maximizar a produtividade.

No campo de fertilidade do solo, podemos ajuda-lo com as seguintes soluções:

  • Mapeamento físico e químico do solo
  • Análise nutricional
  • Nutrição de precisão
  • Mapas de aplicação em taxa variável

ENTRE EM CONTATO

Para saber um pouco mais sobre o assunto, fale com um de nossos consultores:
WhatsApp: 62 99666 1575
t: +55 11 3883 8880

Sobre a SGS

A SGS é a empresa líder mundial em inspeção, verificação, testes, certificação e treinamentos. Reconhecida como referência global em qualidade e integridade, a SGS conta com mais de 97.000 funcionários e opera uma rede de mais de 2.600 escritórios e laboratórios em todo o mundo.

  • SGS do Brasil Ltda.

Alameda Xingu, 512 - 19º andar,

Alphaville Industrial, 06455-030,

Barueri, São Paulo, Brasil